Trump diz que futuro pertence aos patriotas e critica China na ONU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas na manhã desta terça-feira (24).

O discurso do mandatário norte-americano ocorreu em meio a instabilidade no Oriente Médio, que começou há uma semana, quando instalações da Saudi Aramco foram atacadas por drones, que os EUA acreditam ser do Irã.

O presidente Donald Trump fez um discurso nacionalista dizendo que se o cidadão quer liberdade, precisa se orgulhar do país. “Se você quer democracia, mantenha sua soberania. Se quer paz, ame sua nação”.

Conflitos

Donald Trump afirmou que seu país não quer conflito com nenhuma nação. “Desejamos paz, cooperação e ganhos iguais com todos. Entretanto, não deixarei de defender os interesses da América nunca”.

Trump critica a China

O mandatário aproveitou a oportunidade na Assembleia da ONU para disparar novamente contra a China, acusando o país oriental de romper promessas acordadas com a comunidade internacional.

Veja também: Bolsonaro ressalta soberania brasileira em discurso de abertura na ONU

“A China não apenas se recusou a adotar reformas prometidas, como adquiriu um modelo econômico dependente de enormes barreiras de mercado,  ​​subsídios estatais pesados, manipulação de moeda, transferências forçadas de tecnologia e roubo de propriedade intelectual e também segredos comerciais em grande escala”, disse o presidente dos EUA.

Acordo com Reino Unido

Donald Trump também afirmou estar trabalhando em um “excepcional” acordo com o premiê britânico, Boris Johnson. “Enquanto eles se preparam para sair da União Europeia, deixo claro que estamos prontos para concluir um novo e excepcional acordo comercial com o Reino Unido, que trará enormes benefícios para ambos os países”, assegurou Trump.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Trump desprova atitudes do Irã

O presidente norte-americano afirmou que o regime iraniano é uma das “maiores ameaças à segurança de nações que amam a paz”. Além disso, Trump incentivou os países a não “subsidiar a sede de sangue do Irã”.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião