OMS muda alerta sobre coronavírus para “elevado risco internacional”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) modificou nesta segunda-feira (27) o nível de risco do coronavírus. Segundo a organização internacional, a epidemia é agora considerada de “elevado risco internacional”.

A OMS informou, em seu relatório sobre a situação que a classificação anterior do coronavírus como “moderado” foi um “erro de formulação”.

Para a organização, a “avaliação de risco (…) não mudou desde a última atualização (22 de janeiro)”. Por isso, o alerta sobre o coronavírus continua “muito alto na China, alto no nível regional e em todo o mundo”.

Na última quinta-feira (22), a OMS tinha informado que era “muito cedo para falar de uma emergência de saúde pública de alcance internacional”. Entretanto, nesta segunda admitiu o “erro de formulação nos relatórios de 23, 24 e 25 de janeiro, e nós o corrigimos”.

Saiba mais: Crise de coronavírus pode ser favorável para compra de ações, diz JPMorgan

Após uma viagem à China, o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que “ainda não é uma emergência de saúde global, mas pode vir a ser”.

A organização baseada em Genebra utilizou esse termo apenas em casos de epidemias que necessitam de uma reação internacional. Entre elas:

  • a gripe suína H1N1 em 2009
  • o vírus zika em 2016
  • o vírus ebola, que atingiu a África Ocidental entre 2014 e 2016 e República Democrática do Congo desde 2018

Pelo menos 81 pessoas morreram e mais de 2.800 foram infectadas pelo coronavírus, que apareceu pela primeira vez no final de dezembro. A origem da epidemia foi localizada na cidade de Wuhan, na China central.

Coronavírus derruba as Bolsas internacionais

A epidemia de coronavírus, aparentemente ainda fora de controle, está derrubando as cotações das Bolsas de Valores no mundo inteiro. O Nikkei, principal índice da Bolsa de Valores de Tóquio fechou em queda de 2,03%, em 23.343,51. A Bolsa de Londres fechou em queda de 2,30%, em 7.768 pontos. O Dax 30, principal índice da Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha, caiu 2,74%, em 13.204 pontos. A Bolsa de Valores de Nova York opera em queda 1,40%, em 3.249 pontos. O Ibovespa, por sua vez, opera em queda de 2,87%, em 114.981 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, a cotação do dólar está subindo por causa da doença. O câmbio da moeda norte-americana com o real está em  alta de 0,56%, cotado em R$ 4,20

Os efeitos econômicos causados pelo coronavírus, assim como aqueles previstos pelos analistas, seja na China que no mundo inteiro, estão pressionando os mercados para baixo.

China se mobiliza contra o vírus

Enquanto isso, a China está se mobilizando para conter a epidemia. Além de estender o feriado do Ano Novo Chinês, com um parcial bloqueio dos transportes internos até o dia 3 de fevereiro, o governo de Pequim adiou a abertura de escolas, universidades e jardins de infância até nova comunicação.

Veja também: Coronavírus: Opep estuda cortar produção de petróleo novamente

A prefeitura de Pequim começou a medir a temperatura dos passageiros em 55 estações de metrô, incluindo as que se conectam às estações ferroviárias e ao aeroporto internacional da capital. Os viajantes com elevação da temperatura corporal, suspeitos de contágio do coronavírus, serão transferidos diretamente para um hospital. A limpeza e desinfecção nas estações de metrô e ônibus foram intensificadas e os trens e metrôs são desinfetados todos os dias.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião