Trump sobre OMC: Entidade precisa de mudanças “drásticas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira (22), que os EUA iniciou negociações com o chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo. O mandatário norte-americano disse que a instituição precisa de “reformas drásticas”.

Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Trump afirmou que Azevêdo irá viajar para Washington, capital dos EUA, para ter conversas sobre o assunto na semana que vem.

“Estamos falando sobre toda uma nova estrutura ou teremos que fazer algo, mas a OMC tem sido muito injusta com os EUA por muitos, muitos anos”, disse Trump.

O diretor-geral da OMC apoiou a ideia que a entidade necessita uma reformulação. “A OMC precisa ser atualizada, tem que ser reformada. Esta é uma agenda que está diante dos membros”, afirmou Azevêdo.

Azevedo diz que tensões entre EUA x China não acabou

Na última terça-feira (21), Azevêdo afirmou que não acredita no fim das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, mesmo com a assinatura da primeira fase do acordo comercial. De acordo com o executivo, é preciso colocar política nas negociações para os problemas serem sanados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-1-4.png

“O processo de escalada estava se agravando, com o anúncio de muitas tarifas. A primeira fase do acordo estancou essa situação, mas não acredito que colocou um ponto final nas tensões, que devem se refletir em setores que ficaram de fora do pacto”, disse Azevêdo, em Davos, na Suíça.

“A questão não é sobre a fase um, mas se a segunda etapa do acordo irá incluir mudanças estruturais, que são as mais importantes”, acrescentou.

Veja também: Davos: Confira a agenda para o terceiro dia do evento

Em novembro do ano passado, a (OMC) autorizou a China a impor tarifas alfandegárias contra os Estados Unidos no valor de US$ 3,6 bilhões ao ano, em um litígio sobre medidas antidumping aprovadas por Washington que ocorreu há seis anos. A autorização marcou uma nova fase da guerra comercial.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião