OMC registra desaceleração no comércio internacional de serviços

A Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgou nesta segunda-feira (16) o Barômetro do Comércio de Serviços, relatório que mostra pontos de viragem e alteração nos padrões do seguimento, representou cerca de um quarto do comércio global em 2018 no valor de US$ 5,8 trilhões.  A informação foi noticiada pelo jornal “Valor Econômico”desta segunda.

 

De acordo com o relatório, o comércio internacional de serviços segue em queda, mesmo apresentando desempenho superior que o comércio de mercadorias.

Os parâmetros do relatório são:

  • resultado de 100 indica crescimento em linha com as tendências de médio prazo.
  • Superior a 100 mostra um crescimento acima da tendência
  • Inferior a 100 indica queda

No segundo trimestre, os resultados mostram declínio nos indicadores e revelam perda de dinamismo do comércio internacional de serviços.

Os resultados dos indicadores foram os seguintes:

  •  PMI de serviços globais (97,2)
  •  viagens aéreas de passageiros (95,6)
  •  construção (97,0)
  •  serviços financeiros (99,7)
  •  serviços de informação e comunicações está em queda, mas ainda com 100,3 pontos.
  •  indicador de transporte de contêineres ficou acima da tendência e em alta no mês de junho com 100,8 pontos.

Previsão pessimista da OMC com crescimento do comércio global

Em maio, a OMC havia declarado que o crescimento do comércio global sobre produtos deveria permanecer fraco no 2º trimestre. Isso porque o indicador de cenário trimestral apontou que o crescimento da modalidade global deveria ficar em 96,3. Sendo assim, o resultado já era fraco porque está abaixo de 100, além de permanecer no mesmo nível desde 2010.

A previsão da OMC feita em abril é de que o comércio global cresça 2,6% em 2019. Contudo, com os indicadores abaixo de 100 a expectativa pode não ser atingida. Além disso, a organização ressaltou ainda que o índice pode piorar. Isso caso as tensões comerciais, principalmente entre Estados Unidos e China, não sejam amenizadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“O cenário para o comércio pode piorar mais se as elevadas tensões comerciais não forem resolvidas ou se políticas macroeconômicas falharem em se ajustar à mudança de circunstâncias”, disse a organização. A OMC também informou que os últimos movimentos comerciais não foram refletidos neste indicador.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião