OMC reduz projeção de crescimento do comércio mundial para 2019

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu a previsão de crescimento do comércio global para 2019. A organização prevê uma alta de 2,6%, inferior a estimativa anterior de 3,7%.

A previsão da OMC está alinhada com as projeções de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, também de 2,6%. Segundo a organização, o comércio mundial cresceu de forma mais lenta em 2018 e deve seguir no mesmo ritmo em 2019 e 2020.

Segundo a OMC, os “fortes ventos contrários em 2019 e 2020” continuarão acontecendo devido às fortes tensões comerciais e da incerteza econômica. Em um relatório divulgado nesta terça-feira a OMC informou que o comércio mundial de mercadorias (em volume) registrou uma alta de 3% em 2018. Um resultado inferior ao crescimento de 3,9% previsto em setembro.

Entretanto, essa expansão do comércio internacional foi superior ao crescimento do PIB mundial, que ficou em 2,9%. Isso não mesmo com a contração de 0,3% no quarto trimestre de 2018.

 

Saiba mais: EUA querem Brasil sem facilidades na OMC para apoiar entrada na OCDE

O que afeta o mercado

Em seu relatório, a OMC afirma que o comércio internacional é pressionado por:

  • Novas tarifas e medidas retaliatórias;
  • Crescimento econômico mais fraco;
  • Volatilidade nos mercados financeiros;
  • Menos condições monetárias de países desenvolvidos.

De acordo com a OMC, “o crescimento do comércio poderá se recuperar para 3% em 2020. No entanto, isso depende de um alívio das tensões comerciais”.

Segundo o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, existem outros elementos, “mas o aumento das tensões comerciais é o principal fator” dessa redução do crescimento. Além disso, ele ainda salientou que nesse cenário “é bastante óbvio que as tensões entre Estados Unidos e China têm um grande papel”.

Saiba mais: Boletim Focus: crescimento do PIB cai para menos de 2%

Para o economista-chefe da OMC, Robert Koopman, as novas tarifas sobre importações de carros dos Estados Unidos e o Brexit, são os principais riscos para o crescimento do comércio internacional.

Serviços em crescimento

Mesmo se o volume de comércio registrou um crescimento lento em 2018, o valor em dólares aumentou 10%, alcançando US$ 19,48 trilhões. Segundo a OMC esse resultado é devido, em parte, a um aumento de 20% nos preços do petróleo.

Por sua vez, o volume de comércio de serviços aumentou de 8% em 2018, para US$ 5,80 trilhões. Um resultado obtido principalmente graças as importações da Ásia.

Segundo a OMC, em 2019 o volume de comércio de produtos crescerá com maior força em economias em desenvolvimento. A organização prevê uma expansão de 3,4% nas exportações dos países emergentes contra 2,1% das economias desenvolvidas.

Entretanto, a própria OMC salienta que essa previsão é altamente incerta. Isso porque o crescimento global previsto em 2,6% é o ponto médio de uma faixa que vai de 1,3 a 4%. No relatório a organização salienta como a taxa real de crescimento da economia mundial poderia ser maior ou menor se as tensões comerciais piorarem ou melhorarem.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião