OMC aponta para comércio global fraco no segundo trimestre

O crescimento do comércio global sobre produtos deve permanecer fraco no 2º trimestre, indica a Organização Mundial do Comércio (OMC). Isso porque o indicador de cenário trimestral apontou que o crescimento do comércio global deve ficar em 96,3. Sendo assim, o resultado é fraco porque está abaixo de 100, além de permanecer no mesmo nível desde 2010.

A previsão da OMC feita em abril é de que o comércio global cresça 2,6% em 2019. Contudo, com os indicadores abaixo de 100 a expectativa pode não ser atingida. Além disso, a organização ressaltou ainda que o índice pode piorar. Isso caso as tensões comerciais, principalmente entre Estados Unidos e China, não sejam amenizadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“O cenário para o comércio pode piorar mais se as elevadas tensões comerciais não forem resolvidas ou se políticas macroeconômicas falharem em se ajustar à mudança de circunstâncias”, disse a organização. A OMC também informou que os últimos movimentos comerciais não foram refletidos neste indicador. Dessa forma, isso deve ocorrer apenas na divulgação do índice no para o próximo trimestre.

Saiba Mais: Dólar mantém alta e bate R$ 4,12 mesmo com intervenção do BC; entenda o porquê

De acordo com o indicador, estão abaixo do esperado setores como:

  • encomendas, produção e vendas de automóveis;
  • venda de produtos agrícolas.

EUA X China

A disputa comercial entre China e Estados Unidos é a principal tensão comercial que pode influenciar no crescimento do comércio global. As duas potências ainda não chegaram a um acordo e o conflito econômico tem influenciado bolsas do mundo todo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na última semana, Donald Trump investiu contra a gigante de tecnologia chinesa Huawei. Assim, os EUA proibiram a empresa de comprar tecnologia norte-americana, prejudicando então a cadeia produtiva da Huawei. Em contrapartida, a China mandou prender dois canadenses em retaliação a uma ajuda do Canadá aos EUA contra a Huawei.

Trump diz que não será possível China se tornar maior economia mundial

Além disso, no início do mês, Trump já havia anunciado o aumento da tarifa de importação sobre os produtos chineses. Dessa forma, as importações da China entrariam nos EUA com uma taxa de 25% e não mais de 10%. Por sua vez, a China retaliou e também aumentou a taxa sobre produtos americanos.

Além disso, outro fator apontado pela OMC como preocupante para o comércio é o impasse sobre o Brexit. A saída do Reino Unido da União Europeia pode trazer consequência negativas para o segmento. O acordo está sem avanços desde abril.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião