Oi testará rede 5G com tecnologia Huawei durante Rock in Rio

A Oi (OIBR3) testará a rede 5G com tecnologia da Huawei durante o festival de música Rock in Rio, realizando um dos maiores testes da tecnologia no Brasil.

De acordo com a Oi, a rede 5G será utilizada por toda a equipe encarregada durante uma cobertura de todas as 250 atrações do festival pelas redes sociais. O público poderá testar a nova tecnologia em dispositivos que serão disponibilizados durante o evento.

O diretor de operações da Oi, José Cláudio Moreira Gonçalves, declarou: “Sugerimos ao Rock in Rio a implantação da rede 5G para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia”.

Em março, a empresa começou os testes do 5G em Búzios (RJ), também utilizando equipamentos da Huawei.

China Mobile e Oi

A possibilidade de compra da Oi (OIBR3; OIBR4) pela China Mobile, maior operadora de telefonia móvel do mundo, enfrenta pressões contrárias à realização do negócio.

Exclusivo: China Mobile enfrenta pressão contra possível compra da Oi

O SUNO Notícias apurou que, mesmo que a aquisição da companhia pela China Mobile esteja apenas em estudo, fornecedores europeus e americanos já estariam atuando para que o negócio não seja realizado.

A ação seria dupla: de um lado um “lobby” para convidar operadoras europeias a entrar no mercado brasileiro e, eventualmente, comprar a Oi. Do outro lado, eles pressionariam as autoridades de regulamentação do setor de telefonia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“A indústria fornecedora ocidental já faz pressão nas operadoras americanas, mexicanas, espanholas e italianas para que elas não deixem esse negócio acontecer”, disse uma fonte com grande conhecimento do setor.

Tal pressão ocorre pois essas empresas temem que, com a possível realização do negócio, fabricantes e fornecedoras chineses tenham caminho livre para entrar no mercado brasileiro com mais força.

As ações ordinárias da Oi (OIBR3) fecharam nesta quinta (26) vendidas a R$ 0,94 em baixa de -4,08%.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião