Credores da Oi não previram risco da Lava Jato na renegociação da dívida, diz jornal

Os credores da Oi (OIBR3; OIBR4) não computaram o risco da Lava Jato no preço da renegociação da dívida de R$ 32 bilhões.

Baixe o relatório gratuito da SUNO sobre o IPO da XP Investimentos

De acordo com a publicação do jornal “Estado de S.Paulo”, apesar da operação de renegociação estar em andamento desde quando a Oi entrou em recuperação judicial, em 2016, e com as publicações sobre o favorecimento da operadora ao filho ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, o tema nunca foi pauta das reuniões.

Os maiores credores da operadora, atualmente acionistas da Telefônica (VIVT3; VIVT4), preveem que esse momento de investigação não vai afetar a empresa. No entanto, se afetar, eles acreditam que certamente os desafios de caixa da Oi vão aumentar.

PF investiga repasses da Oi para empresa de filho de Lula

A Polícia Federal (PF) cumpriu 47 mandados de busca e apreensão na 69ª fase da Operação Lava Jato, na última terça-feira (10). Esta fase tem como objetivo investigar repasses do grupo Oi/Telemar para uma empresa de Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente brasileiro.

A ação da PF é denominada “Mapa da Mina” e é uma continuação da 24ª etapa da Lava Jato, na qual o ex-presidente Lula depôs. A defesa do ex-presidente negou que o político tinha algum envolvimento com esse tipo de irregularidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com as investigações, os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro eram feitos por meio de contratos com as operadoras de telefonia atuantes no Brasil e no exterior.

Confira Também: PF investiga Telefônica em 69ª fase da Operação Lava Jato

As apurações da PF mostram que os pagamentos feitos entre o ano de 2004 e o de 2016, no montante de cerca de R$ 132 milhões, para o grupo Gamecorp/Gol (do filho de Lula), foram realizados sem nenhuma justificativa econômica aceitável.

Eurico Teles anuncia sua saída da presidência

O presidente da Oi, Eurico Teles, sairá da presidência da companhia no dia 30 de janeiro de 2020. A companhia divulgou a notícia na última terça, por meio de fato relevante.

Saiba Mais: Oi anuncia que Eurico Teles sairá da presidência em 30 de janeiro

O Conselho de Administração indicará o nome do substituto para o cargo. O plano da operadora , que foi homologado pela Justiça em Setembro, prevê que Teles saia da companhia até o começo de 2020.

O provável substituto de Teles deve ser Rodrigo Abreu, o atual Chief Operating Officer (COO) da Oi.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião