Odebrecht anuncia Ruy Sampaio como novo presidente

A Odebrecht anunciou, nesta segunda-feira (16), que o Ruy Sampaio será o novo presidente da empresa. Atualmente, o executivo ocupa o cargo de presidente do conselho de administração o da empreiteira.

Sampaio substituirá Luciano Guidolin, presidente do grupo desde a prisão de Marcelo Odebrecht em 2017. De acordo com a empresa, a mudança deverá ocorrer de maneira transitória.

O novo presidente da companhia foi indicado por Emílio Odebrecht. A alteração ocorre na mesma semana da assembleia de credores sobre o plano de recuperação judicial do grupo, que acontecerá no dia 19 de dezembro.

Sobre Ruy Sampaio

Ruy Sampaio é graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O novo presidente da empreiteira possui mestrado na Universidade de Michigan, com especialidade em finanças e contabilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O executivo foi diretor por nove anos da Kieppe, empresa controladora da Odbinv, detentora de 100% do capital da Odebrecht S.A.

Plano de recuperação judicial da Odebrecht

No dia 10 de dezembro, a Odebrecht informou que os credores do grupo adiaram a votação do novo plano de recuperação judicial para o dia 19 de dezembro.

Saiba mais: Votação sobre plano de recuperação judicial da Odebrecht é adiada

De acordo com um comunicado, a votação foi concluída com 20 das 21 subsidiárias a favor do adiamento. Os credores da Atvos Investimentos, uma das subsidiárias, ainda estão discutindo o assunto. Mesmo com o adiamento, a empreiteira prevê que a nova proposta seja aprovada neste ano.

O novo plano, cuja votação foi adiada, difere do anterior pois conta com valores e prazos de carência para o pagamento das dívidas aos credores. Os recursos utilizados para o pagamento dos credores serão oriundos de dividendos recebidos das empresas do grupo. Além disso, a venda de ativos da companhia, como a Braskem, será uma das fontes para realizar os pagamentos.

“A companhia defende um plano consolidado, que será mais favorável a todos os credores. A opção individualizada é negativa aos credores”, afirmou o advogado que representa a Odebrecht, Eduardo Munhoz.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião