OCDE reduz previsão do crescimento do Brasil para 1,2%

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu sua expectativa para o crescimento da economia brasileira, em relatório divulgado hoje. A previsão de maio para o crescimento em 2018, de 2%, foi alterada para 1,2%. A estimativa de crescimento do PIB para 2019 também caiu, de 2,8% para 2,5%.

No relatório, a OCDE afirma que o crescimento das economias emergentes está se dispersando. “O crescimento do PIB manteve-se na China e na Índia no primeiro semestre de 2018, mas abrandou em várias outras economias, incluindo o Brasil”, lê-se.

A OCDE prevê uma taxa de crescimento para a economia global de 3,7% tanto neste ano quanto em 2019, com desigualdade maior entre os países. Em relação à previsão divulgada em maio, houve redução de 0,1 ponto percentual para 2018 e de 0,2 ponto percentual para 2019.

Segundo a OCDE, as perspectivas de crescimento econômico se tornaram mais fracas do que se previa em maio. “A escalada das tensões comerciais, o aperto das condições financeiras nos mercados emergentes e os riscos políticos podem minar ainda mais o crescimento forte e sustentável a médio prazo em todo o mundo”, aponta a entidade.

Para a organização, há menos confiança, o comércio e o crescimento do investimento estão mais lentos do que se esperava, e o aumento dos salários permaneceu modesto na maioria das nações.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião