Balanços da semana

O que fazer com seu primeiro salário?

Muitos jovens quando começam a trabalhar, e ganham seu primeiro salário, se deparam com novas situações, ambientes e obrigações. É uma nova fase que, ao mesmo tempo que anima o adolescente, gera dúvidas dos mais variados tipos.

Entre tantos questionamentos, um se destaca em específico: “O que fazer com meu primeiro salário?”. Para isso, entrevistamos a analista da SUNO Research, Gabriela Mosmann, para que explicasse um pouco melhor sobre como fazer com que este primeiro salário fosse aproveitado da melhor forma possível.

Primeiro salário vai na reserva de emergência

No início da conversa, Mosmann explica a necessidade de se compor uma reserva de emergência: “Com seu primeiro salário, o ideal seria utilizar o que não foi destinado a pagar as contas para começar a compor uma reserva de emergência. Imprevistos sempre ocorrem, então é uma forma de garantir de que, quando você for começar a investir em outras coisas mais arriscadas, você tenha essa segurança estabelecida.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Comece pela renda fixa, apesar da Selic estar caindo e não ser mais tão atrativa,  ainda é o melhor lugar para se ter uma reserva de emergência”, explicou a analista.

Leia também: Oi, Vivo e TIM Brasil querem adiamento do leilão do 5G

“Na reserva de emergência o foco não é rentabilidade, mas sim, segurança. Então, coloque o dinheiro de seu primeiro salário no Tesouro Selic ou em um fundo de investimento que renda 100% da Selic, que tenha uma taxa de administração pequena e liquidez diária”, salientou Mosmann.

Como começar na renda variável

Segundo a analista “com a reserva de emergência já constituída, o ideal é a pessoa começar a pensar no mercado de renda variável, em algumas diversificações mas não de forma agressiva. Então, comece comprando uma cota de uma ETF, para começar a compreender como o mercado funciona e toda a questão de volatilidade. Comece aos poucos para não tomar um susto.”

“Pode comprar também algumas ações de empresas que pagam bons dividendos. Para que a pessoa se sinta incentivada ao ver que o dinheiro está chegando. Setor financeiro e de Energia são muito interessantes. O Fundo Imobiliário também é muito interessante, pois paga dividendos mensais.”, completa a analista de investimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mosmann também lembra que: “comprar ações em corretoras que não pagam taxa de corretagem é muito viável. Alguns fundos de investimento são muito bons, mas são caros para quem está tendo seu primeiro salário.”

“O ideal é que a pessoa que está iniciando, investindo seu primeiro salário, foque em ações menos voláteis e que pagam mais dividendos, para que a pessoa comece a se acostumar com o mercado variável”, completou a economista.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião