Nyse apresenta proposta de listagem direta em IPOs, para SEC

A Bolsa de Valores de Nova Iorque (Nyse) informou nessa segunda-feira (22) que propôs à SEC (Comissão de valores Mobiliários dos Estados Unidos) uma alteração nas normas, para tonar possível que empresas iniciem no mercado de ações através de uma listagem direta para levantar capital.

O vice-presidente comercial da Nyse, John Tuttle, destacou em uma entrevista por telefone que com a proposta “queremos fornecer às empresas o que é indiscutivelmente um mecanismo de precificação mais eficiente para sua abertura de capital”.

Habitualmente, as ofertas públicas iniciais (IPO) de uma empresa são dirigidas por bancos de investimentos, assim as ações não são vendidas diretamente para os investidores.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Vale destacar que em dezembro do ano passado, a Nyse já havia feito uma proposta para a SEC, sugerindo que as companhias vendessem ações através de uma listagem direta. Entretanto, a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana rejeitou a proposta sem explicar o motivo.

Contudo, já é permitido que empresas que não levantem capital no processo de listagem façam listagem diretas.

Além disso, a Bolsa de Valores de Nova Iorque deixou de lado a proposta para descontinuar a condição de que as companhia devam ter no mínimo 400 acionistas dos lotes-padrão quando forem fazer a listagem. Segundo Tuttle “com o mercado de IPO em ascensão como está agora, chegou a hora de avançar mais nesta opção”.

Veja também: Oi (OIBR3): Nyse notifica companhia por ADRS abaixo de US$ 1

Já sobre os impactos da pandemia de coronavírus (Covid-19), ressalta-se que o mercado de ofertas públicas iniciais observou uma queda durante os dois últimos meses, entretanto, as operações começaram a se restaurar durante as últimas semanas.

Nyse comunica que irá deslistar ADRs da Latam em 22 de junho

A Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) comunicou na última quarta-feira (10) à Securities and Exchange Commission (SEC) que irá deslistar as American Depositary Receipts (ADRs) do grupo Latam, a partir dessa segunda-feira 22 de junho.

Saiba mais: eBay recebe oferta da Intercontinental Exchange, dona da Nyse

As regras da Nyse permitem a suspensão ou remoção da lista de títulos de uma empresa em recuperação judicial, ou que tenha interesse em entrar com o processo. O grupo Latam e suas subsidiárias protocolaram um pedido de recuperação judicial no final de maio em Nova Iorque.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião