Número de inadimplentes bate recorde e chega a 63 milhões em março, diz Serasa

A quantidade de pessoas com o nome sujo ou com dívidas chegou a 63 milhões em março. Os dados são da Serasa Experian e foram divulgados nesta quarta-feira (24). De acordo com os números, 2 milhões de consumidores ficaram inadimplentes em 2018, crescimento de 3,2%. Em comparação com fevereiro, houve alta de 1,2%.

Esse é o maior patamar desde o início da série histórica, que é realizada desde 2016. Dessa forma, 40,3% da população brasileira adulta está inadimplente no Brasil.  De acordo com o economista da Serasa, Luiz Rabi, a elevação foi motivada pela as perdas da renda do consumidor, o aumento do desemprego e a alta da inflação.

Saiba mais:  Desemprego no Brasil sobe com demissões de funcionários temporários

“Também a concentração de compromissos financeiros típicos de início de ano (IPTU, IPVA, material escolar etc.) pressionaram o orçamento da população”, lembrou o economista.

Inadimplência entre idosos

A inadimplência entre os idosos teve a maior elevação entre as faixas etárias analisadas. Os devedores entre esse grupo subiu 1,9 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 38,8% dos idosos estavam inadimplentes em março. Por outro lado, as faixas de 26 a 35 anos e 31 a 35 anos tiveram uma pequena queda.

Desemprego

Em março, 43.196 vagas formais de emprego foram fechadas no Brasil. O número divulgado nesta quarta-feira (24) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é negativo em relação ao último ano.

No mesmo mês em 2018, foram abertas mais de 56 mil vagas de emprego. O registro divulgado nesta quarta pelo Ministério da Economia foi muito abaixo das projeções. Analistas esperavam que o resultado fosse de abertura de 79 mil postos de trabalho formal.

Saiba mais: Mais de 43 mil vagas de emprego são fechadas no Brasil em março

Foram feitas 1.216.177 contratações. Já as demissões atingiram 1.304.373 pessoas. O resultado é o primeiro saldo negativo desde dezembro de 2018, quando foram fechadas 341.621 vagas com carteira assinada. Além disso, o números do emprego para março são os piores desde 2017. No período, houve 62.624 demissões.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião