Nubank: clientes reclamam de sumiço de dinheiro e fintech acusa Caixa

Os clientes do Nubank relataram, na última terça-feira (7), que saldos oriundos do Auxílio Emergencial distribuídos pela Caixa Econômica Federal (CEF) haviam desaparecido das contas.

De acordo com os relatos dos usuários do Nubank, pelas redes sociais, os valores do benefício foram retirados da conta após um ajuste feito pela fintech e o saldo disponível foi negativado. Em resposta aos clientes, o banco digital informou que “o erro ocorreu devido a uma falha no sistema da Caixa”.

GENTE!! PELO AMOR DE DEUS, #nubank sumiu com meu dinheiro hoje!
Tinha um saldo de R$518,20 e apareceu esse “Ajuste” que deixou minha conta zerada. pic.twitter.com/iOi5kJCAHF

— Pedrão (@opedromelloa) July 7, 2020

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Em nota enviada aos usuários, a fintech explicou que entre os dias 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank realizaram pagamento de boletos por meio da Caixa. O banco estatal alegou ao Nubank que haviam contas em que as quantias haviam sido creditadas a mais. Dessa forma, a empresa disse que decidiu agir com “boa-fé”, e aplicou uma correção imediata nos valores, o que fez com que clientes ficassem com saldo negativo. 


“Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa-fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal”.

Por fim, a fintech lamentou o ocorrido e afirmou que vai retornar “imediatamente”os valores exatos aos seus usuários.

O dinheiro que saiu da minha conta nubank acabou de voltar nunca critiquei @nubank ksksksksk pic.twitter.com/goMJEi9L0J

— Thiago S (@LukeSolo06) July 8, 2020

“O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos do banco estatal”.

Procurada pelo SUNO Notícias, a Caixa disse não detectou falhas nos sistemas do banco referentes à plataforma de pagamento de auxílio emergencial. “Apenas nesta quarta-feira (8), já foram realizados com sucesso mais de 1,6 milhão de transações com o cartão de débito virtual, e processados cerca de 6 milhões de boletos sem nenhum incidente no sistema de cobrança da Caixa”, disse a instituição em nota.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião