Nubank admite erro e promete ações para reforçar presença de negros

Depois de ser alvo de críticas por declarações dadas pela cofundadora Cristina Junqueira na semana passada, o Nubank divulgou ontem uma carta assinada pelos três sócios fundadores se desculpando pela fala da executiva. Cristina gerou uma repercussão negativa depois de falar sobre a dificuldade de contratar negros para cargos de liderança durante o programa Roda Viva.

Na retratação, os executivos do Nubank afirmaram que a diversidade sempre fez parte de sua cultura, mas que a empresa errou ao pensar que o valor por si só bastava. “O erro foi achar que as coisas vão se resolvendo sozinhas, pela própria comunidade de Nubankers, organicamente, sem esforços contínuos e investimentos da liderança”, declararam David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible.

O banco também prometeu para novembro a divulgação de uma agenda de ações relativa ao assunto. A empresa disse ainda que ficou acomodada com o progresso obtido nos primeiros anos da empresa, se contentando com avanços nos temas de igualdade de gênero e LGBTQIA+. “Deixamos de nos questionar. Ignoramos o grande caminho que ainda tínhamos pela frente.  Com isso, perdemos a humildade (…) Erramos.”

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

De acordo com o Nubank, a diversidade étnico-racial é um desafio maior e mais complexo do que a empresa imaginava. Os executivos disseram ter passado os últimos dias em conversas com a comunidade negra de colaboradores, com ativistas negros de fora do Nubank e também com seus clientes.

Com isso, perceberam que precisam avançar com uma agenda de reparação histórica e de combate ao racismo estrutural. Além disso, o banco declarou que o Brasil tem excelentes profissionais negros em diferentes carreiras.

“No Nubank, temos um enorme orgulho da nossa comunidade e pedimos desculpas aos Nubankers negros, ao movimento negro e aos grupos sub-representados por não termos feito mais.”

Agenda de ações

A carta divulgada pelos porta-vozes do banco destacou ainda a necessidade de ações concretas e fez o compromisso de ouvir mais e agir mais.  Além disso, prometeu uma agenda com ações “concretas e ambiciosas” de transformação na área de diversidade racial, que será divulgada em novembro.

O Nubank criou uma parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) para buscar se desenvolver nesta área, de acordo com os executivos.

Outra iniciativa do Nubank será dobrar o tamanho do time interno dedicado a recrutar profissionais de grupos sub-representados em todas as posições e níveis da empresa e reforçar a busca por lideranças negras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião