Novo smartphone da Huawei não terá aplicativos do Google

A gigante chinesa de tecnologia Huawei deve lançar um novo smartphone top de linha ainda neste ano. A empresa, porém, não poderá contar com aplicativos do Google e também com o sistema Android. Isso porque os Estados Unidos impôs restrições aos produtos da empresa da China.

A expectativa é que a Huawei lance os celulares da nova linha, denominada Mate 30, em setembro. O lançamento deve acontecer em um evento que será realizado na Alemanha. As informações são da “Reuters”.

Esta linha de smartphones da empresa chinesa será a primeira a ser lançada desde a imposição de restrições de Donald Trump sobre a gigante chinesa. Em maio deste ano, os EUA colocaram a Huawei na lista negra do país. Dessa forma, a chinesa estava proibida de fazer negócios com empresas norte-americanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/20c85e62-relatorio-ipo.png

A sanção foi imposta porque o governo de Trump suspeitou que a Huawei estava utilizando sua tecnologia a favor da China para espionar os país.

No entanto, o impedimento ainda não está vigorando. Isso porque os EUA voltaram atrás por duas vezes para permitir que a Huawei pudesse fazer negócios com empresas americanas. Mesmo assim, segundo a “agência Reuters”, a licença não vale para produtos da linha Mate 30.

Veja também: UE vai continuar protegendo interesses de seus cidadãos, diz Barnier sobre Brexit 

Huawei não contratará mais americanos

A empresa chinesa Huawei não contratará mais profissionais especializados em tecnologia dos Estados Unidos, disse o fundador da companhia, Ren Zhengfei.

A decisão da Huawei, por quebrar o vínculo com o o maior banco de talentos de tecnologia do mundo, é um sintoma de que a guerra comercial entre as duas maiores potências mundiais irá se prolongar mais do que o esperado, e causará danos à economia chinesa. A opção da empresa chinesa em  restringir a contratação de cidadãos norte-americanos é um agravante.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião