Novo partido de Bolsonaro é registrado em Brasília

O novo partido criado pelo presidente Jair Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, foi registrado no cartório na última quinta-feira (5), em Brasília.

O segundo vice-presidente do novo partido de Bolsonaro, Luiz Felipe Belmonte, salientou que a legenda vai ser pautada por “princípios cristãos”. Além disso, Belmonte, que foi responsável pelo registro no cartório, informou que tem certeza de que a população brasileira vai apoiar o Aliança pelo Brasil.

“Estamos dando entrada no registro do novo partido Aliança pelo Brasil. Um partido criado pelo presidente Bolsonaro, junto com seus apoiadores, e que pretende ser um partido que defina uma linha de direção valorizando os princípios cristãos, valorizando a família e valorizando essas questões que são da raiz do povo brasileiro. Tenho certeza que será um grande partido e que terá apoio de grande parte da população brasileira“, disse Belmonte.

Novo partido de Bolsonaro

Em meados de novembro, o presidente da República anunciou a sua saída do PSL, partido pelo qual foi eleito, e a criação do Aliança Pelo Brasil.

“Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: ‘Aliança pelo Brasil’. Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018″, escreveu o presidente Bolsonaro, após a reunião com alguns parlamentares no Palácio do Planalto.

Confira Também: Bolsonaro afirma que nenhum ministro se filiará ao seu novo partido

“A gente acabou de sair da reunião com o presidente, na qual ele anunciou a saída do PSL. E ele vai para um novo partido que vai se chamar Aliança pelo Brasil”, salientou a deputada federal Bia Kicis (PSL).

A reunião serviu apenas para oficializar a decisão. Portanto, a saída não é oficial e o presidente deverá permanecer sem partido até a criação do Aliança pelo Brasil.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL) acredita que cerca de 30 parlamentares do PSL vão migrar para a nova sigla. Além disso, o deputado informou que a expectativa da criação da nova legenda é até março de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Esperamos a criação, no máximo, até março, para conseguir antes da janela e participar da eleições (do ano que vem) com segurança”, salientou Silveira.

De acordo com o Senado Federal, para a criação de um partido é necessário obter a assinatura de 101 fundadores, distribuídos em pelo menos nove estados. Caso o presidente Bolsonaro não consiga, o mesmo permanecerá sem legenda apoiando apenas aliados de outras siglas.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião