Novavax reporta resultados positivos em 1ª fase de testes para vacina

A companhia norte-americana de biotecnologia Novavax comunicou nesta terça-feira (4) que obteve resultados positivos na fase de 1 de testes de sua vacina para combater o novo coronavírus.

A empresa informou que o imunizante apresentou boa tolerância e produziu uma resposta imune “robusta” nos participantes da pesquisa. A Novavax submeteu os dados à revisão dos pares para uma publicação científica e já disponibilizou as informações sobre a vacina online.

A companhia estadunidense acompanhou o rali das farmacêuticas e biotécnicas nas bolsas de valores com a expectativa de desenvolvimento do produto. Apenas neste ano, a empresa registrou uma valorização de 3.849%. A Novavax nunca conseguiu desenvolver com sucesso uma vacina em mais de três décadas, porém recebeu um aporte da Fundação Bill & Melinda Gates, assim como do governo dos Estados Unidos para pesquisar a imunização contra a covid-19.

Todos aqueles que receberam a vacina desenvolveram anticorpos

O teste contou com cerca de 130 voluntários saudáveis, que receberam um placebo ou uma das quatro doses do imunizante. Desse modo, aqueles que receberam a vacina desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus, os quais poderiam ajudar a prevenir a doença.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os melhores resultados vieram de voluntários que receberam duas injeções do produto com três semanas de intervalo. Esses participantes apresentaram níveis de anticorpos neutralizantes, em média, quatro vezes mais altos do que o observado em um grupo de 32 pacientes recuperados da covid-19.

Além disso, cerca de 80% dos participantes apresentaram efeitos colaterais no local da injeção, como dor e sensibilidade. Ao mesmo tempo, outros 60% tiveram efeitos colaterais, principalmente dores de cabeça, dores musculares e fadiga. A maioria das reações foi classificada como leve ou moderada, porém oito voluntários mostraram efeitos graves. Apesar disso, nenhuma das reações exigiu hospitalização e todas foram resolvidas em questão de dias.

A vacina da Novavax é financiada pela operação “Warp Speed”, do governo dos Estados Unidos, para desenvolver o tratamento e vacina para o novo coronavírus até o final deste ano. Se os produtos se provarem eficazes e seguros, a companhia irá receber um investimento de US$ US$ 1,6 bilhões, que irá pagar 100 milhões de doses de NVX-CoV2373.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião