Onyx planeja que a Câmara vote a Nova Previdência em junho

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a base aliada ao governo, a ser formada, deverá votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência, no plenário da Câmara dos Deputados, em junho.

“Para que nós tenhamos uma base constituída, precisamos dialogar. Convidar e abrir a porta: é o que a gente está fazendo. Abrindo a porta para a construção dessa base que vai se expressar na votação da Nova Previdência, em junho“, afirmou o ministro à Imprensa nesta quarta-feira (3).

O ministro anunciou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, fará convites para partidos adentrarem, oficialmente, a base aliada do governo no Congresso Nacional. Isto ocorrerá a partir de quinta-feira, na série de reuniões agendadas que o presidente terá com chefes de partidos.

O intuito de Bolsonaro, segundo o ministro, é que forme-se uma base aliada concreta para a votação da PEC da reforma Previdência, chamada pelo governo de “Nova Previdência”, devido à existência do projeto arquivado da gestão de Michel Temer (MDB).

“Vai ser o tom de convidá-los, a instituição partidária, para que participe desse esforço de construção de entendimento na busca de poder ter a Nova Previdência aprovada, que o Brasil encontre o equilíbrio fiscal, porque esse é o passaporte para o portal da prosperidade“, acrescentou o ministro.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

 

Respondendo à questão da possível demora do governo em buscar os partidos para formar a base aliada, Onyx respondeu que eram necessários:

  • tempo;
  • paciência;
  • e diálogo.

Em adendo, o ministro comparou o mandato de quatro anos do presidente da República a uma maratona.

Saiba mais – Maia: sistema de capitalização da Previdência não será aprovado 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Líderes de partidos com encontro marcado

Na quinta-feira (4), Jair Bolsonaro terá encontro com:

  • presidente do PRB, Marcos Pereira;
  • presidente do PSD, Gilberto Kassab;
  • presidente do PSDB, Geraldo Alckmin;
  • presidente do DEM, ACM Neto;
  • presidente do PP, Ciro Nogueira;
  • e o presidente do MDB, Romero Jucá.

De acordo com o ministro, outros presidentes de partidos serão recebidos na próxima semana. Dentre os quais: PSL, SD, PR e Podemos.

Onyx Lorenzoni descartou um possível encontro entre Bolsonaro e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), nesta semana. Após as farpas trocadas entre ambos devido a articulação da Nova Previdência.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião