Nota falsa de 200 reais começa a circular em Madureira, no Rio de Janeiro

O Banco Central (BC) afirmou nessa quinta-feira (6) que foi alertado sobre algumas cédulas de 200 reais que já estão em circulação no Rio de Janeiro, no bairro Madureira. Contudo a autoridade monetária destacou sua preocupação, visto que a nova cédula só será lançada no final do mês.

A diretora de Administração da autarquia, Carolina de Assis Barros, declarou durante uma entrevista à uma coluna da ‘UOL’ que “há uma preocupação muito grande com a população em Madureira que pode estar recebendo essa cédula falsa [de 200 reais]. É uma preocupação com a perda financeira das pessoas que podem ser ludibriadas e enganadas”.

Além disso, Barros destacou a necessidade de reforçar que a cédula ainda não foi lançada. A nova notá que será estampada com uma imagem do Lobo-Guará, deve começar a circular somente no final de agosto.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

A diretora ainda explicou na entrevista que apenas 10 profissionais fazem parte dos trabalhos relacionados com a produção da nova nota, que segundo ela, já na fase final dos testes.

O BC anunciou a nova nota no final do mês passado, mas pensando em evitar falsificações não detalhou muito como seria essa nova cédula.

Como identificar notas falsas

Na ocasião, Barros ainda explicou algumas técnicas para ajudar a população a verificar a autenticidade das notas e não cair em golpes envolvendo cédulas falsas.

“A primeira coisa é colocar a nota contra a luz e tem que aparecer a marca d’água. Depois, ao tocar na nota há elementos em alto relevo, que variam conforme a cédula, mas que mostram sua autenticidade”, apontou a diretora.

Além disso, reforçou a existência do aplicativo “Dinheiro Brasileiro“, lançado em 2016 para que os usuários possam verificar se as notas de real são verdadeira ou não. Entretanto, Barros apontou “Infelizmente ele ainda não decolou”, incentivando as pessoas a usarem o app.

Banco Central deve escolher cor cinza para nota de 200 reais

O BC deve escolher a cor cinza para a nota de R$ 200. A nova cédula ainda deve apresentar detalhes amarronzado, caso o modelo seja aprovado pela instituição. As informações são da Folha de S. Paulo. A assessoria da Cada da Moeda informou que as opções apresentadas pelo BC estão em fase final de testes.

Atualmente, a nota de 200 reais está na fase de confecção, a Casa da Moeda confecciona o fundo das células, sem textura. Nas próximas etapas ocorre a gravação de imagens em alto relevo (calcografia), em cada uma das faces. O desenho escolhido para estampar a nota foi o lobo-guará, a escolha foi baseada em uma pesquisa de opinião feita em 2001.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião