‘Nosso Federal Reserve não age’, diz Trump sobre corte de juros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou o Federal Reserve (Fed) novamente, em uma rede social, nesta terça-feira (3). O mandatário norte-americano salientou que a Alemanha e “muitos outros países” possuem taxas negativas de juros.

“Eles são pagos para emprestar dinheiro”, afirmou Trump no Twitter, fazendo referência a outros países que têm juros baixos. “Nosso Federal Reserve não age!”, disse o presidente dos EUA.

Queda do euro em relação ao dólar

Em mais um ataque do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Fed, o mandatário norte-americano culpou o banco central dos EUA por não ter ação sobre a forte queda do euro frente ao dólar. As acusações foram feitas na última sexta-feira (30), também via Twitter.

Mais pedidos de Trump por corte nos juros

Na últimas semanas do mês de agosto, os pedidos de Trump por corte nos juros se intensificaram. No dia 19 de agosto, o presidente dos Estados Unidos pediu ao banco central norte-americano, Fed, um corte na taxa de juros de ao menos 1 ponto percentual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“A taxa do Fed, durante um curto período de tempo, deve ser reduzida em
pelo menos 100 pontos-base, talvez com algum alívio quantitativo também.
Se isso acontecesse, nossa economia seria ainda melhor, e a economia mundial expandiria rapidamente – bom para todos”, afirmou o presidente no Twitter.

Na sua conta no Twitter, Trump também salientou que a economia dos Estados Unidos está “muito forte” e culpou a oposição democrata e Jerome Powell (presidente do Fed) pela tentativa de fazer parecer o oposto, como estratégia para as eleições de 2020.

Veja também: Brexit: libra cai ao menor patamar desde 2016 

O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a fazer duras críticas ao Banco Central dos Estados Unidos e ao presidente do banco, Powell.

Durante a semana, Trump tem criticado as políticas monetárias do Fed, pois segundo o mandatário, tem dificultado o crescimento econômico dos EUA. Além disso, de acordo com o presidente, Powell tem impossibilitado o desenvolvimento econômico devido a sua posição democrata que é opositória ao governo Republicano.

No Twitter, o presidente americano afirmou que tem obtido bons resultados com os acordos comerciais  e o que o único problema que o governo enfrenta é o Fed.

“Indo muito bem com a China e outros acordos comerciais. O único problema que temos é Jay Powell. Ele é como um jogador de golfe que não consegue jogar, não tem talento”, disse Trump.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião