Balanços da semana

Norsk Hydro sofre ataque hacker; refinaria no Brasil opera manualmente

A Norsk Hydro foi atacada por hackers nesta terça (19). O ciberataque afetou parte da produção e derrubou as ações da empresa, maior produtora de alumínio do mundo, e fazendo subir a cotação do alumínio no mercado internacional.

Há usinas da Norsk Hydro, como no Brasil, no Qatar e na própria Noruega, operando manualmente por conta do ataque hacker. É o caso da Alunorte, localizada em Belém, no Pará, a maior refinaria de alumina do mundo.

Saiba mais: Com problemas ambientais no Brasil, Norsk Hydro vai trocar CEO

“A Alunorte está sendo operada manualmente. O ataque afetou as operações em várias áreas de negócios da empresa globalmente”, informou a assessoria da companhia norueguesa, de acordo com o jornal O Globo. “Os sistemas de TI na maioria das áreas de negócios foram afetados e a Hydro está passando para procedimentos manuais onde é possível. As usinas de energia da Hydro estão funcionando normalmente em sistemas de TI isolados. As operações de bauxita e alumina da Hydro no Brasil não foram afetadas”.

A Norsk Hydro foi atacada na noite da última segunda (18) e teve os sistemas de tecnologia da informação atingidos. A empresa está publicando atualizações pelas redes sociais. “A Hydro está trabalhando para conter e neutralizar o ataque, mas ainda não sabe qual foi o alcance total da situação”, informou a companhia.

Saiba mais: Norsk Hydro tem prejuízo de US$ 63 milhões no 4º tri de 2018

Os preços do alumínio chegaram a subir 1,2%, a US$ 1.944 a tonelada, nas negociações na London Metal Exchange (Bolsa de Metais de Londres). Os papéis da companhia, por sua vez, caíram 3,4% na Bolsa de Oslo. No entanto, as perdas foram reduzidas, e a queda encolheu para 0,6% posteriormente.

O site oficial da Norsk Hydro também estava fora do ar. “A principal prioridade da Hydro agora é limitar os efeitos do ataque e assegurar que as pessoas continuem seguras”, informou a empresa numa publicação no Facebook.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião