Nissan pretende romper aliança com Renault, diz jornal

Os executivos da Nissan planejam romper a aliança que dura quase 20 anos com a Renault. A decisão de avaliar uma possível separação é um sinal de tensão entre as montadoras após a prisão e fuga do ex-diretor da aliança, Carlos Ghosn.

O plano inclui uma divisão total entre a equipe de engenharia e de produção, assim como o conselho administrativo da Nissan. No entanto, ainda não ficou claro o quão viável seria esse rompimento, visto que, a Renault é a maior acionista da montadora japonesa.

Além disso, o mercado automobilístico, especificamente os concorrentes, estão fazendo alianças entre si e crescendo, como os casos da Fiat Chrysler e PSA e a Volkswagen e Ford.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

As informações foram divulgadas pelo jornal britânico “Financial Times”, que conversou com fontes próximas ao assunto e afirmou que os executivos avaliam a parceria com a Renault como “tóxica” e acreditam que a divisão seria o melhor para ambas as empresas que procurariam novas alianças.

O conselho da Renault-Nissan deve se reunir no dia 30 de janeiro e a reunião poderá terminar com anúncios sobre os projetos conjuntos. Procurados pelo jornal britânico, a Nissan não respondeu por ser feriado no Japão nesta segunda-feira (13) e a Renault não quis comentar o assunto.

“Eu nunca deveria ter sido preso”, diz ex-diretor da Renault-Nissan

O ex-presidente da aliança entre Renault e Nissan, Carlos Ghosn, discursou pela primeira vez desde sua fuga do Japão no dia 31 de dezembro. Ghosn afirmou durante uma entrevista coletiva no Líbano que nunca deveria ter sido preso.

Veja Também: Renault, Nissan e Mitsubishi elegem secretário-geral para comandar aliança

“As alegações são falsas e eu nunca deveria ter sido preso. Estou aqui para limpar meu nome”, afirmou o ex-executivo da Nissan. Carlos Ghosn disse ainda que “os princípios dos direitos humanos foram violados” com sua prisão. Isso porque, segundo ele, a justiça japonesa segurou os seus documentos de defesa.

Ghosn afirmou que a queda no desempenho da Nissan, há três anos, foi o precursor da perseguição contra ele. O executivo foi alvo de quatro acusações por crimes financeiros no Japão. No país, o magnata vivia sob prisão domiciliar desde abril de 2019.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião