Nikola diz que não tem “nada a esconder” após acusações de fraude

A empresa fabricante de caminhões elétricos Nikola Motors (Nasdaq: NKLA) comunicou nesta sexta-feira (11) que não tem “nada a esconder” e ameaçou entrar com uma ação legal contra um vendedor a descoberto, que fez acusações contra a companhia.

O movimento ocorre um dia depois da Hindenburg Research divulgar um relatório detalhado que levantava dúvidas sobre a tecnologia da empresa. A Hindenburg acusou a Nikola de falsificar um vídeo de um produto e levantou questões sobre negócios anteriores do fundador da startup norte-americana, Trevor Milton.

Em resposta, a companhia comunicou que “não temos nada a esconder e vamos refutar essas alegações”, acrescentando que contratou o escritório de advocacia Kirkland & Ellis “para avaliar recursos legais em potencial, inclusive com relação ao ativista vendedor a descoberto e quaisquer outros agindo em conjunto.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A recém listada na bolsa automática dos Estados Unidos Nikola prometeu “revolucionar” a tecnologia de caminhões e baterias. A companhia, contudo, informou que usaria os sistemas da General Motors em seu primeiro veículo de ocupado por passageiros. Nesse nesta semana, a empresa fechou, nesta semana, um acordo que permitirá à GM construir sua primeira pick-up, a Badger.

O relatório da Hindenburg, que aposta contra as ações da startup, alega que a Nikola exagerou em suas promessas de tecnologias e na prontidão de seu caminhão de transporte de grande porte.

Após a divulgação do documento, os papéis da empresa mergulharam 12% na quinta-feira (10) e despencaram 14,48% nesta sexta-feira na Nasdaq.

Nikola rebate acusações

A companhia contestou, no comunicado, a precisão do relatório, caracterizando-o como um “trabalho de sucesso para lucro de vendas a descoberto impulsionado pela ganância”. A Nikola argumentou que a Hindenburg estava publicando “informações enganosas e acusações obscenas dirigidas ao nosso fundador e presidente executivo”.

Em postagem em sua rede social, o fundador e CEO da startup chamou as acusações de “falsas e enganosas” e acrescentou que “por conselho do advogado, no entanto, não vou comentar mais agora além de dizer que nós envolvemos [a] SEC [Securities and Exchange Commission]“.

Em comunicado, a Hindenburg ressaltou que “a empresa não respondeu a nenhuma das 53 perguntas que fizemos em nosso relatório após prometer uma refutação completa. Estamos satisfeitos que Nikola esteja se envolvendo com a SEC e não estamos surpresos que Trevor Milton não esteja comentando mais sobre o conselho do advogado. ”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião