Nike: Grupo Axo compra operações da empresa na Argentina, Chile e Uruguai

Depois da notícia de que a Nike vendeu suas atividades no Brasil para a controladora da Centauro, o Grupo SBF, a empresa anunciou a venda de suas operações no Chile, na Argentina e no Uruguai, para o grupo Axo. As duas informações sobre as negociações foram divulgadas nesta quinta-feira (6).

De acordo com a Nike, as vendas de suas operações no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai irão permitir que a empresa crie um modelo de negócios mais lucrativo. Além disso, a companhia afirma que este modelo será mais eficiente para o uso de capital e geração de valor.

O Grupo Axo, que adquiriu as operações da Nike em três países da América do Sul, já tinha uma parceria com a marca de artigos esportivos. O grupo também distribui exclusivamente mais de 30 marcas de roupas no México e no Chile.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O presidente da área de consumo e marketplace da Nike, Elliott Hill, afirmou que a ideia da empresa é expandir o modelo de distribuição bem-sucedido, que a marca possui no resto do mundo, na América do Sul. “A expansão desse modelo ajudará a impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo. Nossos parceiros estão comprometidos em servir os consumidores locais e elevar as experiências digitais e de varejo, além de compartilharem os valores da Nike e o compromisso com funcionários”, disse o executivo.

Grupo SBF compra operações da Nike no Brasil

O grupo SBF, controlador da Centauro (CNTO3), adquiriu a operação da Nike no Brasil por R$ 900 milhões, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa nesta quinta-feira (6).

Assim, o grupo dono da Centauro passará a ser o responsável pela distribuição, política comercial, gestão de lojas e vendas por 10 anos. O acordo, em que o prazo pode ser renovado, no entanto, não inclui direitos da Nike, como propriedade intelectual.

O acordo engloba a gestão do comércio eletrônico da companhia norte-americana no Brasil, além do controle de 24 unidades físicas Nike Factory e aproximadamente 15 lojas parceiras. O valor a ser desembolsado pela SBF inclui o capital de giro e todo o estoque da empresa.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião