Balanços da semana

Após protestos de grupo indígena, Nike cancela lançamento de tênis

Na última terça-feira (21), a empresa multinacional, Nike, cancelou o lançamento de um novo modelo de tênis devido a queixas de indígenas panamenhos. De acordo com os indígenas, a empresa teria feito uso de um suposto símbolo artístico ancestral da etnia.

O porta-voz da Nike se pronunciou dizendo, “nos desculpamos pela representação incorreta da origem do desenho do Nike Air Force 1 Porto Rico. Como resultado, este produto já não estará disponível.”

O tênis feito pela multinacional era uma edição especial dedicada a Porto Rico. O desenho se assemelhava com uma mola, uma arte ancestral dos indígenas do Panamá e da Colômbia. Apesar da desculpa os indígenas gunas do Panamá ficaram irritados e exigiram uma indenização.

“Já houve um dano porque foi utilizado nosso desenho, que faz parte da espiritualidade do povo guna. Portanto, a empresa tem que indenizar, porque foi uma cópia ilegal de nossos desenhos”, afirma o advogado dos gunas, Aresio Valiente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Gunas

Os gunas são uma etnia que vive nas ilhas do Caribe panamenho, e alguns se encontram na Colômbia. No Panamá, vive principalmente na reserva indígena de Guna Yala.

Eles são dedicados:

  • pesca;
  • agricultura;
  • artesanato;
  • e ao turismo.

Conforme os gunas, a lei do Panamá reconhece a mola como propriedade intelectual. Por esse motivo, eles exigem que a Nike pague indenização por utilizar o desenho sem a permissão do grupo.

“A mola é como uma bandeira para os gunas, realmente há toda uma identidade cultural que se articula ao redor da mola. É um elemento identitário muito forte”, disse à AFP professora de antropologia social, Mónica Martínez.

Saiba Mais:  Ações da Nike sofrem com controvérsia ao redor de nova campanha publicitária

O advogado afirma que já tentaram entrar em contato com a empresa, no entanto, não foram respondidos. “Já mandamos uma nota de protesto à empresa Nike, mas não obtivemos uma resposta”, afirmou Valiente.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião