Natura ganha direito a benefício fiscal no Tribunal Regional Federal

A Natura obteve direito a um benefício fiscal no Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, em São Paulo, nesta terça-feira (18).

A decisão consiste no direito de exclusão da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Liquído (CSLL) de até 60% dos gastos da Natura com atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O artigo 19 da lei nº 11.196 prevê o incentivo fiscal. Entretanto, a Receita Federal não considera “importâncias empregadas ou transferidas a outra pessoa jurídica para execução de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica sob encomenda ou contratadas”.

Segundo o desembargador federal Marcelo Saraiva, relator do caso, a lei não apresenta nenhuma impedimento ao benefício fiscal. Saraiva ressalta que para a lei há possibilidade da contratação de terceiros para o desenvolvimento das pesquisas tecnológicas, desde que a pessoa contratada resida no mesmo país.

“A pessoa jurídica poderá excluir do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), os dispêndios efetivados em projeto de pesquisa científica e tecnológica e de inovação tecnológica a ser executado por Instituição Científica e Tecnológica (ICT)”, consta na Constituição Federal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ao ser procurada pelo jornal Valor Econômico, a Natura informou que não comenta casos em andamento e aguardará a conclusão do processo. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) também não se manifestou.

Natura se torna líder em cosméticos após compra da Avon

A Natura anunciou no último mês de maio a compra da Avon Products. A operação envolve uma troca de ações (all-share merger). O novo grupo é avaliado em US$ 11 bilhões.

Saiba mais: Natura será líder na venda direta de cosméticos após comprar Avon

Com a negociação, Natura será a líder mundial na venda direta de cosméticos, de acordo com a previsão dos executivos das empresas. O acordo criará a Natura Holding, que será a quarta maior no setor de beleza no mundo.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião