Balanços da semana

Nasdaq propõe regra de diversidade em conselhos de empresas listadas

A bolsa de valores dos Estados Unidos, Nasdaq, apresentou nesta terça-feira (1), à Securities and Exchange Commission (SEC), semelhante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), proposta que obriga empresas listadas a adotar e divulgar medidas de ampliação da diversidade em seus conselhos de administração.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Se aprovadas pela SEC, as novas regras exigiriam que as empresas listadas na Nasdaq tivessem ao menos uma diretora que se identifique como mulher e um diretor ou diretora LGBTQ+. Empresas menores e estrangeiras teriam flexibilidade adicional para atender aos requisitos.

O objetivo da proposta, defende a Nasdaq em nota, é fornecer à sociedade uma melhor composição do conselho das empresas e aumentar a confiança dos investidores de que todas as companhias listadas consideram a diversidade no momento de selecionar diretores.

A bolsa norte-americana explica que há “dezenas de estudos” que associam melhor desempenho financeiro e governança diversa e, com sua iniciativa, espera gerar um “impacto positivo na comunidade global”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A ideia é promover o crescimento inclusivo e a prosperidade para impulsionar economias mais fortes”, disse a CEO da Nasdaq, Adena Friedman.

“Esta proposta dá às empresas a oportunidade de progredir, no sentido de aumentar a representação de mulheres, minorias sub-representadas e da comunidade LGBTQ + em seus conselhos”, completou  Nelson Griggs , presidente da Nasdaq Stock Exchange.

Se a proposta for aprovada pela SEC, as empresas serão obrigadas a divulgar estatísticas de diversidade do conselho dentro de um ano. Os prazos para atender aos requisitos de diversidade para a composição do conselho dependeriam do nível de listagem da empresa. As companhias que não atenderem ao padrão serão obrigadas a se explicarem a  bolsa de valores norte-americana.

Após a notícia, por volta das 13h35, a Nasdaq apresentava uma valorização de 1,24%

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião