Não tínhamos concluído os estudos sobre liberação do FGTS, diz Onyx

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que a liberação de saque de contas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), feita por meio de uma medida provisória, será confirmada na próxima quarta-feira (24). Além disso, o ministro também disse que as informações sobre o FGTS vazaram antes da conclusão dos estudos sobre o tópico.

“A situação é a seguinte. Nós tínhamos uma série de detalhes técnicos. O problema é que a informação vazou, nós não tínhamos concluídos ainda todo os estudos acerca dessa liberação de acesso ao FGTS“, disse o ministro.  As afirmações foram feitas nesta sexta-feira (19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Durante uma reunião na manhã desta sexta, Onyx afirmou que os saques do FGTS serão liberados apenas na semana que vem. “A equipe técnica conclui todo os estudos e todo o trabalho até a tarde de segunda-feira, durante o dia de terça será apresentado ao presidente, e às 16h de quarta-feira vai ser assinada a medida provisória pelo presidente Bolsonaro“, disse Onyx.

O ministro da Casa Civil também assegurou que os saques do FGTS não irão implicar nos financiamentos da casa própria. Sendo assim, os recursos que são utilizados para o financiamento do programa Minha Casa Minha Vida também serão preservados.

Veja também: Saque do FGTS é postergado por pressão de construtoras e pedido da Caixa 

“O que está garantido, e foi dito ontem ao presidente José Carlos Martins, da CBIC, é que os recursos que financiam a habitação popular no Brasil estão rigorosamente assegurados e estarão garantidos e protegidos. Nós vamos usar uma outra parte para poder criar uma situação muito mais favorável aos trabalhadores brasileiros”, afirmou Onyx nesta manhã.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

FGTS adiado para semana que vem

O anúncio da liberação das contas do FGTS foi adiado. O governo esperava anunciar a medida na última quinta-feira (18). Um dos pontos mais cruciais para a postergação foi a pressão imposta pelo setor de construção civil e o curto prazo que a Caixa teria para planejar os atendimentos aos servidores.

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião