Elon Musk apresenta protótipo de túnel de alta velocidade

Um protótipo de túnel de alta velocidade foi apresentado pelo fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, em Los Angeles (EUA), nesta quarta-feira (19).

O protótipo de Elon Musk, tem como objetivo solucionar os congestionamentos nas grandes cidades. Desta forma, o túnel transporta passageiros em cabines ou impulsiona em seus próprios veículos.

O túnel de teste tem quase dois quilômetros de comprimento e foi escavado no subsolo da sede da SpaceX.

A SpaceX é uma empresa de transporte aeroespacial, localizada em Hawtone, próximo a Los Angeles, que também foi fundada por Musk.

O fundador da Tesla realizou o percurso com um veículo elétrico que pode atingir 240 km/h, mais rápido que um trem subterrâneo que não ultrapassa os 80 km/h.

Saiba mais: Boring Company e seu primeiro túnel para transporte de alta velocidade

De acordo com o empresário, o custo da perfuração foi de aproximadamente US$ 10 milhões. Entretanto, o valor foi assumido pela sua empresa de infraestruturas Boring Company.

Conforme Musk, o objetivo é desenvolver um sistema de túneis “que pode ser expandido e melhorado de forma ilimitada. É como um sistema de estradas em três dimensões sob a superfície”.

No interior do túnel, viajarão pelo menos 16 passageiros em cabines de alta velocidade. Além disso as viagens podem ser feitas por veículos particulares. Entretanto, será utilizado um sistema hidráulico que vai da superfície a base do túnel, e os veículos se locomovem por meio de tração elétrica.

Com isso, uma viagem do centro de Los Angeles para o aeroporto internacional levaria oito minutos, diferente do percurso habitual que pode levar de 40 a 80 minutos.

Entretanto, não foi apresentado um orçamento do projeto por Musk.

“Esta é a única maneira que posso pensar para enfrentar problemas crônicos de trânsito nas grandes cidades”, comentou Elon Musk, durante a apresentação.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião