Elon Musk anuncia primeiro turista para viagem da SpaceX à Lua

O bilionário japonês Yusaku Maezawa será um passageiro na primeira viagem da SpaceX em volta da Lua, e planeja levar até oito artistas consigo – e quem sabe até o próprio fundador da empresa, Elon Musk.

A viagem espacial pioneira ocorrerá em 2023 e o lançamento será feito pelo foguete BFR, segundo Musk. A SpaceX espera que Maezawa, de 42 anos, será o primeiro turista a fazer o percurso que apenas vinte e quatro seres humanos já fizeram, na era das missões Apollo, que acabou há 46 anos.

“Acredito que ele seja a pessoa mais corajosa e a mais disposta a fazê-lo,” afirmou Elon Musk, referindo-se a Maezawa. Ele chamou a viagem de “uma missão perigosa” e disse que “não vai ser um passeio no parque”, e afirmou que a SpaceX vai concluir diversos voos de teste antes de embarcar passageiros no foguete.

As dezesseis missões realizadas com sucesso pela SpaceX este ano representam um motivo para se orgulhar para Musk, sobretudo em um período em que o bilionário tem passado por diversas controvérsias e sofrido duras críticas de investidores em sua atuação na Tesla.

Yusaku Maezawa, que vale cerca de US$2.3 bilhões, é o fundador e CEO da segunda maior companhia de e-commerce do Japão, a Start Today. A empresa começou vendendo álbuns de música por encomenda, e hoje ganha a maior parte de seu dinheiro com o site Zozotown, popular entre os jovens japoneses. As ações da Start Today caíram 2.4% em Tóquio depois do anúncio de Musk.

Musk já descreveu sua missão com a SpaceX como “tornar a humanidade uma espécie multiplanetária”. Ele não revelou quanto Maezawa pagou pela viagem, mas afirmou que o bilionario está pagando por “uma porcentagem material” do custo de pesquisa e desenvolvimento do sistema BFR, estimado em cerca de US$5 bilhões.

Maezawa disse que irá convidar artistas para acompanhá-lo, entre pintores, fotógrafos, músicos, diretores, designers de moda e arquitetos para “inspirar o sonhador que há dentro de cada um de nós”. Ele afirmou que vai solicitar que eles criem obras inspiradas pela viagem quando retornarem, no que chama de projeto “Querida Lua”.

“Se eu entrar em contato com você, por favor aceite meu convite”, pediu. “Por favor não recuse.”

Maezawa também ofereceu um assento no voo a Musk, que, apesar de querer levar a humanidade ao espaço, tem sido bastante misterioso sobre suas próprias ambições em viajar pelas estrelas. “Quanto à possibilidade de eu ir, não tenho certeza”, ele disse. “Quem sabe nós dois estaremos no voo.”

Elon Musk deixou claro que a prioridade número um da SpaceX continua sendo providenciar voos espaciais tripulados para a NASA. Maezawa foi um de dois indivíduos que pagaram para ser um dos primeiros a voarem em torno da Lua, mas o outro não foi revelado.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião