MPT-RS pede interdição da unidade da JBS (JBSS3) em Garibaldi

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) solicitou a interdição da planta da JBS (JBSS3) em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. O pedido do MPT feito na última quarta-feira (5) foi motivado por irregularidades encontradas na unidade, relacionadas às normas de cautela contra o novo coronavírus (Covid-19).

Assim, caso o pedido seja aceito pelo juiz responsável, essa planta da JBS deverá ser interditada temporariamente. Com isso, os funcionários da planta também deverão ser afastados e serão submetidos a testes para detectar se estão contaminados com o novo coronavírus.

Na ação civil pública o Ministério explicou que “embora o relatório demonstre que a ré adotou algumas medidas para prevenir a disseminação da covid-19, também constatou que tais ações ainda eram insuficientes e, por consequência, conclui-se que a ré não cumpre integralmente as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O relatório ainda destacou que dos 960 funcionários do abatedouro de aves, 230 contraíram coronavírus, sendo que desses, 7 foram internados e 1 faleceu.

JBS diz que não foi notificada

Em nota ao jornal ‘Valor’, a multinacional disse que não foi notificada sobre a ação, e destacou que “a proteção e a saúde dos seus colaboradores é o seu principal objetivo”.

“A Companhia reafirma, no entanto, que desde o início da pandemia adota rigorosas medidas de prevenção, segurança e proteção dos seus colaboradores e que estão em total conformidade com a portaria conjunta nr. 19, de 18 de junho de 2020 dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Economia do Brasil e demais órgãos de saúde”, apontou a nota.

A JBS ainda afirmou que “contratou a consultoria de médicos infectologistas e instituições de referência, como o Hospital Albert Einstein, para apoiar na construção de todas as ações previstas em seu protocolo e que estão implementadas em todas as suas unidades”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião