Mourão: Huawei e sua tecnologia 5G não serão banidas no Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil não irá banir a Huawei e suas tecnologias referentes ao 5G.

De acordo com Mourão, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, em março, o líder norte-americano, Donald Trump, tratou de assuntos referentes a Huawei. “O presidente Trump alertou o presidente Bolsonaro, naquela visita, sobre a Huawei”, afirmou Mourão em entrevista ao “Valor Econômico”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Além disso, o vice-presidente salientou que em conversas com o presidente da empresa chinesa pediu para que criassem um ambiente mais confiável onde os dados da Huawei não sejam passados ao governo da China.

“Quando eu tive a oportunidade de conversar com o presidente da Huawei, lá na China, disse para ele: ‘Olha, vocês têm que criar um ambiente de confiança na empresa. De modo que nenhum país que vá receber a empresa e a tecnologia que vocês vão instalar fique preocupado se os dados em seu poder pertencerão também ao governo [chinês]”, disse Mourão.

Saiba mais: Huawei é “instrumento chinês”, diz Pompeo em resposta a processo

Contrário a países com o Japão e Austrália que pressionados pelo Estados Unidos, baniram a o uso da Huawei. O vice-presidente afirmou que o governo brasileiro “não tem receio” em utilizar a tecnologia chinesa. Segundo ele, o país “é pouco integrado digitalmente. Você sai daqui de Brasília, anda 50 km na estrada e não fala mais no telefone”.

Na “lista negra” dos EUA

Acusando a Huawei de repassar dados de usuários para o governo da China, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou no último a proibição de compra de tecnologia da chinesa sem a permissão do governo. Trump ainda colocou a empresa em “sua lista negra”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em resposta a ação do presidente estadunidense, a gigante tecnológica declarou que “a empresa está se tornando vítima de intimidação pela administração dos EUA. Isso não é apenas uma ataque contra a Huawei. É um ataque à ordem liberal, baseada em regras”.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião