Morre John Bogle, criador do fundo Vanguard Group

Faleceu na última quarta-feira (17) John Bogle, lendário criador do fundo Vanguard Group.

O investidor tinha 89 anos e faleceu em Bryn Mawr, na grande Filadélfia. A família de John Bogle informou que ele tinha um tumor. No passado ele já tinha enfrentado seis infartes, em 1987 foi instalado um marcapasso e em 1996 recebeu um transplante de coração. Bogle fundou a Vanguard, hoje a maior gestora do mundo,  em 1974. O fundo Vanguard, o primeiro indexado do mundo, consegui atrair rapidamente clientes graças as baixas comissões sobre seus serviços. Dessa forma, revolucionou o estilo de poupar dos norte-americanos.

John Bogle nasceu em Montclair, no estado de Nova Jersey, em 8 de maio de 1929. Ele tinha um irmão gêmeo, David. O pai de Bogle, William, perdeu grande parte da fortuna da família na Grande Depressão de 1929. De acordo com Bogle, o pai começou a beber e acabou divorciando de sua mãe. Os problemas financeiros enfrentados pela família durante a Grande Depressão deixaram uma marca indelével em Bogle. Algo que o influenciará em seu trabalho como investidor durante toda sua vida.

O conselho de Bogle para o investidor individual sempre foi: “Compre um fundo de índice de ações e adicione títulos à medida que envelhece”. Para ele, no longo prazo, os fundos de investimentos de baixo custo, atrelados aos índices das Bolsas de Valores, superam os resultados de grande parte dos fundos gerenciados ativamente, sem a necessidade do investidor se debruçar sobre a escolha de ações que podem não ser as vencedoras.

Grande impacto sobre os mercados

“Ele teve um impacto que não foi limitado apenas na indústria de investimentos. Bogle foi um visionário cujas ideias mudaram a maneira como investimos”, informou Tim Buckley, CEO da Vanguard.

Bogle também promoveu os investimentos de longo prazo eliminando as comissões caras e permitindo retornos interessantes. Graças a essas estratégias a Vanguard cresceu exponencialmente e hoje é um gigante de US $ 5 trilhões. O fundo hoje gere ativos de mais de 20 milhões de investidores de 170 países. Entretanto, a fortuna pessoal de Bogle nunca superou os US$ 80 milhões.

Sua vontade de reduzir as comissões de investimentos o alinhou com personalidades como Henry Ford, Sam Walton do Walmart e Michael Dell, da fabricante de computadores Dell. Todos empresários que construíram gigantes vendendo produtos aos consumidores pelo menor preço possível.

Um grande legado

“Se todos os investidores tivessem ouvido suas idéias, eles teriam centenas de bilhões de dólares a mais hoje”, afirmou Warren Buffett em uma entrevista de 2009 ao Wall Street Journal sobre Bogle.

Em 2017, Buffett escreveu “se uma estátua for erguida para homenagear a pessoa que mais fez pelos investidores americanos, a escolha deveria ser Jack Bogle”.

“Em seus primeiros anos, Jack foi frequentemente ridicularizado pela indústria de gestão de investimentos. Hoje, no entanto, ele tem a satisfação de saber que ajudou milhões de investidores a obter retornos muito melhores em suas economias do que eles teriam conseguido. Ele é um herói para eles e para mim”, escreveu Buffett em sua anual carta de 2017.

A filosofia principal de Bogle era investir com “bom senso”. De fato, dois de seus livros usaram a frase em seus títulos. Ele escreveu 13 livros sobre como investir. O mais recente deles, “Stay the Course: The Story of Vanguard and the Index Revolution” [“Fique no caminho: a história da Vanguard e a revolução do índice”, sem edição em português], foi publicado em 2018. Seus fãs criaram um site baseado em seus conselhos de investidor: Bogleheads.org.

“Invista o mais eficientemente que puder, usando fundos de baixo custo que podem ser comprados e mantidos por toda a vida. Não vá atrás de desempenho passado, mas compre fundos de índice de ações e bônus, com o vencimento dos títulos praticamente igualando sua idade”, afirmou John Bogle em uma entrevista, “Acima de tudo, você tem que ser disciplinado e tem que economizar, mesmo que você odeie nosso atual sistema financeiro. Porque se você não poupar, então você terá certeza de acabar sem nada”.  O fundador da Vanguard deixa seis filhos.

 

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião