Grana na conta

Morgan Stanley prevê queda de 30% no PIB dos EUA no 2T20

O Morgan Stanley informou nesta segunda-feira (23) que prevê queda de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2020. Com isso, a economia do país norte-americano chegaria ao menor nível em 74 anos.

De acordo com os economistas do Morgan Stanley, a redução reflete os impactos do novo coronavírus (covid-19) na economia. Dessa forma, visto que a doença deverá atingir seu pico entre abril e maio, o crescimento econômico dos EUA deverá se recuperar somente a partir do terceiro trimestre.

Caso o pico da doença ocorra depois do previsto, a economia no terceiro trimestre também será impactada. Como consequência, a instituição financeira prevê queda de 8,8% para o PIB norte-americano em 2020 neste cenário. Assim, a economia dos EUA retornaria ao mesmo nível do início dos anos 1930.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

No entanto, os economistas salientaram que, mesmo com uma recessão profunda, o cenário pessimista da Grande Depressão da década de 1930 deverá ser evitado.

“A boa notícia é que, ao contrário de 1929-33, já estamos vendo uma resposta política agressiva … Naquela época, a estrita adesão ao padrão ouro exacerbava ainda mais as tendências deflacionárias. O Federal Reserve também manteve uma postura política favorável à manutenção dos juros por um período prolongado”, diz o relatório divulgado pela instituição financeira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Morgan Stanley ressaltou ainda que os governos estão adotando medidas agressivas contra o choque econômico causado pela pandemia. “Com a experiência da crise de 2008 ainda fresca na mente dos formuladores de políticas, as ações políticas nos últimos dias têm sido vigorosas, especialmente no G-4 e na China”, informou a empresa.

Além do Morgan Stanley, outras empresas também projetam queda

Além do Morgan Stanley, outras empresas também estão revisando suas projeções de avanço da economia norte-americana para baixo. O banco J.P. Morgan também informou na última quarta-feira (18) que prevê queda para o PIB dos Estados Unidos. Para os três primeiros meses do ano, a projeção é de baixa de 4%.

Saiba mais: J.P. Morgan prevê queda do PIB dos EUA de até 14% por coronavírus

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) também estima baixa para a economia dos EUA. Segundo a S&P, a recessão ocorrerá por conta dos impactos do coronavírus no investimento corporativo, nos preços do petróleo e nos gastos dos consumidores.

A estimativa da agência é que a economia recue 1% no primeiro trimestre deste ano. A previsão para o segundo trimestre é mais otimista do que a do Morgan Stanley, de queda de 6%.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião