Moody’s reduz perspectivas para economia do Brasil

A agência de classificação de risco Moody’s reduziu nesta segunda-feira (22) as perspectivas econômicas para o Brasil neste ano e alertou para riscos relacionadas ao novo coronavírus.

A agência de rating informou em seu relatório que projeta uma queda de 6,2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mais em linha com o consenso entre os economistas. A previsão anterior feita pela Moody’s mostrava uma retração de 5,2% para a economia do Brasil.

A agência destacou no documento que o País está no topo da lista de nações que combatem para diminuir as taxas de infecção e alertando que a recuperação econômica está vulnerável ao aprofundamento das incertezas quanto à capacidade de controlar a epidemia.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais. 

“Portanto, novas interrupções na atividade do consumidor e no funcionamento das empresas são uma possibilidade real e podem prejudicar permanentemente as perspectivas de crescimento das economias individuais do G-20”, informou a Moody’s, fazendo referência ao caso do Brasil.

Moody’s revisa perspectivas de crescimento

A agência de rating revisou cima as perspectivas de crescimento pra o Brasil em 2021 para 3,6%, porém informou que isso se deve à queda mais acentuada prevista para este ano do que por uma forte recuperação. As projeções anteriores para o ano seguinte haviam ficado em uma alta de 3,3%.

“O caminho geral da recuperação econômica permanece… (com) a atividade retomando no terceiro trimestre de 2020”, afirmou o analista líder do rating soberano do Brasil, Samar Maziad.

Saiba mais: PIB tomba 6,1% no trimestre encerrado em abril, segundo dados da FGV

Nesse sentido, a agência de classificação de risco tem uma perspectiva “estável” em seu rating de crédito soberano “Ba2” para o Brasil, inferior a classificação de grau de investimento.

O analista da Moody’s afirmou no mês passado que uma deterioração permanente da situação fiscal devido aos gastos emergenciais e de enfrentamento da crise “seria o gatilho crítico para repensar as perspectivas”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião