Moody’s rebaixa rating da Vale e mineradora perde grau de investimento

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de crédito da Vale nesta quarta (27). Com isso, a mineradora perdeu o grau de investimento.

A decisão rebaixou a nota da Vale de Baa3 para Ba1 e ainda colocou o rating da empresa em perspectiva negativa. Isso significa que poderá haver uma nova queda.

Saiba mais: Moody’s: riscos elevados para a Vale por Brumadinho

Saiba mais: Novo patamar para ações da Vale é perto dos R$ 40, diz Luiz Barsi

O rompimento da barragem em Brumadinho (MG) no desastre que causou a morte de pelo menos 179 pessoas foi decisivo para a ação da agência. Segundo a Moody’s, o episódio deixa a mineradora exposta a uma série de litígios e passivos financeiros.

“O rebaixamento […] reflete a elevação dos riscos de crédito após o colapso da barragem de rejeitos em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, e as consideráveis incertezas associadas ao impacto social e implicações de longo prazo deste desastre social e ambiental sobre o perfil de crédito da Vale como um todo”, informou a agência em seu comunicado.

Saiba mais: Brumadinho: gerente da Vale admite que mineradora sabia de falhas

No futuro, o rating da mineradora pode ser estabilizado com uma “maior visibilidade sobre os custos e passivos financeiros nos quais a Vale pode incorrer”, segundo a Moody’s. A elevação no rating, por sua vez, pode se dar caso as investigações e os processos judiciais sejam favoráveis à mineradora, além da manutenção de um sólido perfil de crédito e geração de fluxo de caixa positiva.

Saiba mais: Um mês do desastre de Brumadinho: o que aconteceu à Vale desde então

Além do estrago humanitário e ambiental, a repercussão internacional foi destruidora para a empresa. Na semana seguinte ao rompimento da barragem, a empresa perdeu R$ 71 bilhões em valor de mercado – o maior tombo num só dia na história da Bolsa brasileira. No fim de janeiro, a Moody’s e a Standard & Poor’s colocaram a nota da mineradora em revisão para possível rebaixamento. A Fitch, por sua vez, rebaixou sua nota de crédito de BBB+ para BBB-.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião