Moody’s reforça rating Aaa dos EUA com perspectiva estável

A agência de classificação de rating Moody’s anunciou nesta sexta-feira (19) a manutenção do rating Aaa dos Estados Unidos, mantendo a perspectiva estável.

Conforme relatório, a agência comunicou que a pandemia do novo coronavírus criou “desafios sem precedentes” para a economia dos EUA e elevou o ritmo de deterioração da posição fiscal do governo.

A Moody’s, no entanto, estima que a economia norte-americana deve se recuperar com o tempo e avaliou que o perfil de crédito soberano continua a revelar resistência a choques.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais. 

O documento ainda expressa a previsão de que o governo federal americano deve registrar déficits de cerca de 18% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, e 11% no ano seguinte. A projeção se deve em função das medidas de estímulos adotadas no combate aos impactos da pandemia no país. Nesse sentido, a agência estima que o déficit deverá encolher para cerca de 7% do PIB até 2023.

Saiba mais: Moody’s alerta para risco de rating do Brasil frente a recessão

Dessa forma, a Moody’s prevê uma relação entre dívida e PIB estadunidenses crescendo para algo perto de 120% até 2030, de carca de 79% em 2019, caso não haja alguma mudança de rumo política nesse intervalo.

Moody’s mantém perspectiva estável para os Estados Unidos

A perspectiva estável, de acordo com a agência de classificação de risco, reflete sua visão de diversidade, dinamismo e a competitividade do país. A classificação também é resultado do status do dólar como moeda de reserva internacional e o grande mercado de títulos do Tesouro americano.

Saiba mais: Braskem (BRKM5) terá eixo de exportação nos Estados Unidos

“A afirmação do rating Aaa dos EUA é sustentada pelo excepcional poder econômico do país, alto poder institucional e de governança e pelos papéis únicos e centrais do dólar e do mercado de títulos do Tesouro no sistema financeiro global, que entre outros benefícios proporcionam extraordinária capacidade de financiamento”, informou a Moody’s.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião