Balanços da semana

Montadoras têm perdas nas Bolsas após Trump anunciar taxas ao México

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na noite da última quinta-feira (30) a possibilidade de taxar todos os produtos importados do México em 5%. A medida começará a valer a partir de 10 de junho, e o percentual deve aumentar gradualmente com o tempo. Como consequência, as ações de diversas montadoras com fábricas mexicanas caíram no mercado mundial.

Confira abaixo a retração das ações das montadoras listadas na Bolsa de Valores de Tóquio (TYO), no fechamento:

  • Nissan: queda de 5,31% a 735 ienes. 
  • Toyota: queda de 
  • Honda: queda de 4,26% a 2.651 ienes. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Confira abaixo a contração das ações das montadoras listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), no fechamento:
  • General Motors (GM): queda de 4,57% a US$ 33,24.
  • Ford: queda de 2,57% a US$ 9,49.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é listada na Bolsa de Valores de Milão (BIT). As ações da companhia encerraram com queda de 4,76%, sendo cotadas a 11,44 euros.

Entenda as tarifas anunciadas por Trump aos produtos do México

A decisão de Trump mira eliminar a entrada de imigrantes clandestinos em território dos Estados Unidos da América (EUA). O país faz fronteira com o México, e deste modo ocorre a imigração ilegal.

Segundo comunicado da Casa Branca, o percentual das taxas sobre produtos importados mexicanos vai aumentar gradualmente, caso não haja queda na imigração ilegal, conforme:

  • 10 de junho: tarifas alfandegárias de 5%;
  • 1º de agosto: tarifas alfandegárias de 15%;
  • 1º de setembro: tarifas alfandegárias de 20%;
  • 1º de outubro: tarifas alfandegárias de 25%;

Quando a taxa chegar a 25%, deve permanecer no percentual indefinidamente.

Saiba mais – Renault e Fiat Chrysler têm forte alta nas ações após proposta de fusão

“Se a crise de imigração ilegal for aliviada com atitudes eficazes tomadas pelo México, as tarifas serão removidas”, explicou Trump.

“Se o México falhar em agir, as taxas vão continuar no nível alto [25%], e as empresas localizadas no México podem começar a retornar aos Estados Unidos para fabricar seus bens e produtos. As companhias que se mudarem de volta aos Estados Unidos não vão pagar as tarifas ou serem afetadas de maneira alguma”, continuou Trump.

Presidente do México afirma que responderá à ameaça

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta sexta-feira (31) que deve responder com grande prudência às ameaças tarifárias feitas por Trump. Em adendo, pediu aos mexicanos união para lidarem com esse desafio.

“Eu digo a todos os mexicanos que tenham , vamos superar essa atitude do governo dos EUA. Eles [norte-americanos] farão retificações porque o povo mexicano não merece ser tratado dessa maneira”, afirmou López Obrador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Montadoras serão afetadas pelas taxas

De acordo com o “Valor Econômico”, a General Motors (GM), a Fiat Chrysler e a Ford podem ser as montadoras mais afetadas pela decisão de Trump.

Em 2018, a GM vendeu cerca de 663 mil veículos nos EUA, que foram fabricados no México. Ou seja, cerca de 22% de suas vendas domésticas, de acordo com a empresa LMC Automotive.

No caso da montadora Ford, a importação mexicana foi responsável por cerca de 10% das vendas nos Estados Unidos, de acordo com a LMC.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião