Moedas emergentes apresentam maior subvalorização em toda a história, diz pesquisa

Em uma pesquisa realizada pelo Bank Of America Merril Lynch – BAML – mostra que os investidores estão muito pessimistas e acreditam divisas estrangeiras estão desvalorizadas.

Com as crises políticas e econômicas que devastaram a Argentina e a Turquia fez com que o dólar atingisse todas uma cesta de moedas de países em desenvolvimento. Segundo o estudo do BAML as ações negociáveis por este tipo de moeda caíram de 4,5% de março para 7,4%.

Um total de 51% dos operadores da bolsa que foram entrevistados pelo BAML afirmaram acreditar que as moedas estrangeiras estão subvalorizadas. Esta é a pior marca já registrada desde o início deste tipo de pesquisa. Já em relação ao dólar, 20% dos investidores acreditam que a divisa norte-americana está supervalorizada.

A alocação em ações do mercado emergente teve uma alta de 15 pontos percentuais e atingiu a pior marca desde o mês de março. Em relação ao dólar, os especialistas acreditam que as apostas em investimentos com a divisa norte-americana alcançaram o ápice.

A pesquisa que foi feita nos dias 5 a 11 de outubro, mostrou que os investidores estão pessimistas – a pior marca desde a crise de 2008-. Foram entrevistados operadores da bolsa que juntos administravam US$ 646 bilhões em ações.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião