Ministro do STF paralisa julgamento de Lula; processo voltará em plenário presencial

O Ministro Ricardo Lewandowski do STF pediu vista, ou seja, mais tempo para estudar o caso, em um recurso do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Se o recurso for aceito Lula que está preso desde Abril, na cidade de Curitiba, sairá da prisão.

O pedido do ministro fará com que o julgamento que está sendo feito em plenário virtual, isto é, os ministros votam através de computadores, seja transferido para o plenário físico, onde os ministros se reúnem presencialmente para a realização dos votos.

O ministro Dias Toffoli, que tomou posse da casa nesta quinta-feira, determinará o dia do próximo julgamento.

A votação virtual do plenário chegaria ao fim hoje às 23h59 e estava com 8 votos já calculados, sendo 7 contra o recurso e um a favor. Ainda faltavam os votos de Luiz Fux, Celso de Mello e do próprio Ministro Ricardo Lewandowski.

Com a possível transferência para o plenário físico, todos os ministros terão que votar novamente, inclusive os que já se haviam se posicionado, podendo modificar ou manter o voto.

A justificativa do ministro em pedir vista foi a divergência apresentada por Marco Aurélio de Melo o único Ministro a se manifestar a favor do recurso.

O relator do caso o ministro Luiz Edson Fachin enviou o processo para plenário virtual por considerar que o recurso deve ser negado.

Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelo TRF da 4ª região em Segunda instância a 12 anos de prisão por corrupção passiva lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá

Tags
Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião