Ministro alemão diz que União Europeia deve retaliar os EUA

A União Europeia (UE) deve retaliar os Estados Unidos após as novas tarifas estadunidenses sobre produtos oriundos do Velho Continente, como peças aeronáuticas e alimentos. O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, membro dos social-democratas da coalizão da Alemanha, afirmou que a reação dos europeus deve ser imediata.

“A União Europeia agora terá que reagir e, depois de obter a aprovação da Organização Mundial do Comércio (OMC), provavelmente também vai impor tarifas punitivas”, afirmou Maas a jornais na manhã desta sexta-feira (4).

Posteriormente, Maas adotou o mesmo posicionamento em sua conta pessoa no Twitter e acrescentou: “A Europa está unida nessa questão. Continuamos prontos para negociar regras comuns para subsídios no setor de aviação. Ainda podemos evitar mais danos”.

Die EU wird reagieren müssen und nach Genehmigung der WTO wohl selbst Strafzölle erheben. Europa steht in dieser Frage geschlossen.
Wir bleiben bereit, gemeinsame Regeln für Subventionen in der Luftfahrtindustrie auszuhandeln. Noch können wir weiteren Schaden verhindern. (2/2)

— Heiko Maas ?? (@HeikoMaas) October 4, 2019

No entanto, o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, também social-democrata, afirmou na última quinta-feira (3) que a Europa deve reagir com parcimônia, uma vez que as disputas comerciais em um mundo globalizado não são do interesse de ninguém.

EUA está autorizado a impor tarifas à União Europeia

A OMC autorizou os Estados Unidos, na última quarta-feira (2), a imporem tarifas alfandegárias de R$ 7,5 bilhões sobre produtos europeus. A entidade regulatória considerou como ilegal os subsídios concedidos pela União Europeia (UE) à empresa aeronáutica Airbus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em resposta, a Comissão Europeia informou que a imposição de tarifas infligiria danos a empresas e pessoas de ambos os continentes.

Confira: Tesouro da Argentina diz que recursos do FMI são usados para pagar dívidas

O governo americano elaborou uma lista de produtos que deverão ser atingidos por tarifas de até 100%. As mercadorias variam de peças de avião à produtos alimentícios, como:

  • Aviões de grandes porte
  • Helicópteros
  • Aeronaves civis
  • Peças de aeronaves
  • Queijos
  • Frutas

“Se os Estados Unidos decidirem impor contramedidas autorizadas pela OMC, levarão a União Europeia a uma situação em que não teremos outra opção a não ser fazer o mesmo”, salientou a Comissão.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião