Mercado

Minério de ferro sobe 6% na China após anúncio de investimentos

0

Após anúncio de investimentos em infraestrutura do governo chinês, no último domingo (01), os índices futuros do minério de ferro na China registraram alta nesta segunda-feira (02).

O preço do minério de ferro à vista com 62% de pureza no porto de Qindgdao, na China, registrou uma elevação de 6,99%, atingindo US$ 90,58. Trata-se da máxima de duas semanas e da terceira sessão consecutiva de ganhos. No último domingo, o Conselho do Estado chinês informou que está comprometido com os projetos de investimentos e infraestrutura como apoio a economia.

O analista da Tianfeng Futures informou a agência de notícias “Reuters” que apesar da alta da cotação do minério, os preços deverão recuar no longo prazo.

“A recente recuperação do minério de ferro é uma alta de curto prazo, em parte devido às usinas siderúrgicas, que estão elevando temporariamente a demanda por matéria-prima”, disse o analista Wu Shiping.

A empresa de análise de dados de aço e minério de ferro, Tivlon Technologies, informou que a demanda de aço deverá aumentar a partir da segunda semana de setembro.

“A Tivlon está observando corte voluntários na produção de usinas siderúrgicas na China e os estoques de aço estão diminuindo em relação às máximas”, informou.

Produção de minério de ferro da Vale recua no 2° trimestre

No Brasil, em julho, a mineradora Vale registrou recuo em sua produção de minério.

A produção de minério da Vale (VALE3) teve uma baixa de 33,8% em relação ao mesmo período de 2018. No ano passado, a produção deste insumo pela mineradora foi de 96,755 milhões de toneladas. Neste ano, as toneladas de ferro produzidas caíram para 64,057 milhões.

Confira Também: Cotação do minério de ferro sobe na China após desastre de Brumadinho

Apesar de as vendas de minério de ferro da Vale terem subido, do primeiro trimestre para o segundo deste ano, o valor ainda foi inferior ao de 2018, levando em conta o mesmo período para a comparação. Entretanto, as vendas tiveram um salto de 11,8%, comparada ao primeiro trimestre deste ano.

Compartilhe a sua opinião

Poliana Santos
Poliana Santos escreve sobre economia e política para o portal Suno Notícias. Antes, colaborou na Rádio Gazeta AM, onde era responsável pela produção do programa Bom Dia Gazeta. É estudante da Faculdade Cásper Líbero.