Microsoft mantém interesse no TikTok e buscará comprar operação global

A Microsoft mantém seu interesse no TikTok e buscará adquirir a operação global do aplicativo, incluindo os negócios na Índia e na Europa. Segundo informações do jornal britânico “Financial Times”, porém, a aquisição não contemplaria a operação da empresa-irmã do TikTok na China, a Douyin.

No último domingo (2), a Microsoft confirmou que estava em negociações com a ByteDance, controladora do TikTok, para que fosse viabilizada a “compra dos serviços da rede social nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia”.

Paralelamente, representantes da gigante da tecnologia estadunidense procuram amenizar os ânimos entre Pequim e Washington, após o presidente Donald Trump dizer que o governo norte-americano deveria receber uma parcela em dinheiro caso o negócio fosse fechado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o jornal, a Microsoft sugeriu à ByteDance que o negócio pudesse incluir a troca de ativos, a fim de facilitar o acordo. A empresa asiática, por sua vez, entende que a Microsoft passou a interessar-se pelos ativos globais do TikTok pela dificuldade de separar as funções administrativas e legais entre as operações inclusas no acordo e as que ficariam de fora.

Na última segunda-feira (3), Trump disse que seria “mais fácil comprar a empresa toda do que 30% dela”, salientando que os interessados no TikTok teriam de pagar um substancial tributo ao Tesouro norte-americano, já que o governo estaria “concedendo o direito” de compra da empresa chinesa.

O “Financial Times” ressaltou que o acordo pode tomar várias formas, em razão dos diversos obstáculos que a negociação pode encontrar, incluindo o preço a ser pago, os interesses dos governos envolvidos e de acionistas minoritários da ByteDance.

Segundo informações de pessoas próximas do acordo, a Microsoft teria colocado na mesa o prazo de um ano para que o TikTok se desvinculasse totalmente da controladora chinesa, o que abrandaria as preocupações das autoridades norte-americanas.

O jornal reporta, no entanto, que representantes das partes envolvidas garantem que esse prazo será difícil de ser cumprido. O período necessário para a separação completa do aplicativo ao software da ByteDance poderia demorar até de seis a oito anos.

Todavia, a possibilidade de proibição do TikTok em alguns lugares do mundo começam a preocupar seus controladores. A Índia, maior mercado do aplicativo, com mais de 650 milhões de downloads, proibiu o funcionamento da rede social no fim de junho, quando o governo local colocou o TikTok junto a outros 58 aplicativos chineses em uma lista negra de ferramentas que representam uma ameaça à segurança nacional.

A compra do aplicativo viral pela Microsoft poderia colaborar para a volta da contribuição financeira desse mercado. Além disso, o negócio poderia remover o estigma de propriedade chinesa da rede social, em meio a um movimento indiano anti-China.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião