Microsoft está em negociações para adquirir o TikTok de sua dona chinesa

A Microsoft está em negociações para adquirir o TikTok, o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. A notícia vem à tona em meio ao anuncio do presidente Donald Trump nesta sexta-feira (31) que planeja obrigar a controladora chinesa ByteDance a vender o controle das operações da rede social no país.

Uma venda para a Microsoft, provavelmente por dezenas de bilhões de dólares, seria uma vitória para o TikTok e para o Bytedance, já que os executivos temiam que o governo dos EUA forçasse as lojas de aplicativos a a retirarem o TikTok, de acordo com outra pessoa familiarizada com a matéria.

“Nós estamos monitorando o TikTok. Nós podemos banir o TikTok”, afirmou Trump à jornalistas em frente à Casa Branca. “Nós estamos analisando várias alternativas no que diz respeito ao aplicativo”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

As autoridades americanas expressaram preocupação com a possibilidade do TikTok  transmitir os dados coletados dos americanos nos vídeos para o governo autoritário da China. A empresa disse que nunca faria isso. O New York Times informou anteriormente que executivos da rede social estavam conversando com a Microsoft.

Os funcionários do TikTok não puderam ser encontrados imediatamente para comentar. Entretanto, em um comunicado publicado esta semana, o CEO do aplicativo, Kevin Mayer disse que a empresa estava comprometida com a transparência. “O TikTok se tornou o alvo mais recente, mas não somos o inimigo”, disse ele.

Uma pessoa familiarizada com o assunto disse anteriormente que as autoridades americanas haviam ordenado que a ByteDance, empresa chinesa e dona da rede social, vendesse o aplicativo para uma empresa dos EUA.

O aplicativo conhecido por seus vídeos cativantes de dança e dublagem aumentou em popularidade este ano em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Cerca de 315 milhões de usuários baixaram o TikTok no primeiro trimestre do ano, o maior número de downloads para um aplicativo em um único trimestre na história, de acordo com a empresa de pesquisa Sensor Tower, elevando seu total de usuários para mais de 2,2 bilhões ao redor do mundo.

Além das preocupações de que o TikTok pudesse coletar dados sobre os americanos, as autoridades de Washington estão preocupadas com o fato do aplicativo ser usado para espalhar propaganda chinesa e com a possibilidade dos controladores da plataforma estarem censurando certos tipos de conteúdo para apaziguar Pequim.

A Microsoft não é a única interessada no TikTok

Um grupo de investidores em tecnologia estadunidense anunciou na última  quarta-feira (22) um plano ao Tesouro dos EUA para comprar o TikTok do seu proprietário chinês. O anuncio foi realizado em meio a um conflito intenso entre os Estados Unidos e o aplicativo de vídeo.

Veja também: Trump obrigará chinesa ByteDance a vender TikTok nos EUA, diz agência

Os investidores, liderados pelos “venture capitalists” General Atlantic e Sequoia Capital, estão em discussões com o Tesouro dos EUA e outros reguladores norte-americanos para planejar a compra do aplicativo TikTok e do firewall de sua controladora chinesa. Segundo pessoas envolvidas no processo, o grupo analisa se, dessa forma, acabariam com as preocupações dos EUA com o aplicativo.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião