Coronavírus: México anuncia plano de reabertura em alguns estados

O México informou que a partir da próxima segunda-feira (15) negócios em metade do país poderão começar a reabrir, incluindo alguns hotéis, restaurantes e um número maior de mercados. Em relação as fábricas, o governo indicou que poderão reabrir se apresentarem medidas de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19).

Entretanto, na última sexta-feira (12), o México apresentou uma alta no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, chegando a 139.196, enquanto o número de óbitos pela doença fica próximo a 16.450.

De acordo com o governo federal do País, a reabertura conta com um plano dividido em 4 cores, no qual:

  • Verde são os estados que apresentam uma melhor situação na luta contra o vírus;
  • Amarelo são os estados na iminência de atingir a fase verde;
  • Laranja são os que estão fazendo progresso no combate a doença;
  • Vermelho são as localidades com as piores situações em relação a contaminação pela Covid-19.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Desse modo, os estados mexicanos que terão autorização para reabrir seus negócios são aqueles com menores taxas de hospitalização e infecção pela nova doença. Além disso, os estados também devem contar com uma certa quantidade de leitos disponíveis.

Coronavírus: Cidade do México tem plano próprio para reabertura

Como a Cidade do México é uma das mais afetadas pela Covid-19 no país, acabou não fazendo parte do plano de reabertura anunciado pelo governo federal.

Em contrapartida, a Cidade do México anunciou na última sexta-feira (12)  um plano próprio para reabertura  da economia, que deve começar já na próxima semana.

O plano contempla:

  • Retomada de indústrias, se adotarem os devidos cuidado;
  • Retomada de negócios, sob as mesmas condições das indústrias;
  • Suspensão do controle de condução de automóveis.

Veja também: Coronavírus: USP desenvolve vacina por spray nasal; unidade pode custar R$ 100

Só na última sexta-feira, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no México aumentou em 5.222, ao passo que o número de óbitos pela doença cresceu em 504.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião