França não assinará acordo do Mercosul nas ‘atuais condições’, diz ministra francesa

A ministra francesa do Meio Ambiente, Elisabeth Borne, afirmou nesta terça-feira (8) que o país não assinará o acordo sobre questões agrícolas entre a União Europeia e o Mercosul devido ao desrespeito à floresta amazônica.

De acordo com Borne, não há uma possibilidade em assinar um acordo com um país que não respeita o tratado de clima de Paris. “Não podemos assinar um tratado comercial com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o tratado de Paris. A França não assinará o acordo do Mercosul nessas condições”, informou a ministra em entrevista à emissora de televisão BFM.

Em agosto, o presidente francês Emmanuel Macron acusou o mandatário Jair Bolsonaro de mentir na cúpula do G20 sobre questões ambientais no Brasil. De acordo com o país, a mentira foi usada como estratégia para minimizar as preocupações com as mudanças climáticas.

Acordo entre Mercosul e União Europeia

A França se posiciona contrária ao acordo entre os dois blocos desde as queimadas na floresta amazônica. Após o prosicionamento de Paris, o primeiro ministro da Irlanda, Leo Varadkar, ameaçou ser contra o acordo caso o Brasil não respeitasse às normas ambientais.

“De maneira alguma a Irlanda votará a favor do acordo de livre comércio entre UE e Mercosul se o Brasil não cumprir seus compromissos ambientais”, disse Varadkar.

Confira Também: Acordo entre UE e Mercosul será aprovado após 2020, diz comissária

Do mesmo modo, a Áustria vetou o tratado, no dia 18 de setembro, pois acredita que o País não tem compromisso com a preservação da Amazônia. “O acordo teria sido ruim para nossa agricultura, mas especialmente para a proteção climática e os direitos trabalhistas na América do Sul”, disse o vice-chefe do Partido Social-Democrata, Jörg Leichtfried.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Para a aprovação do tratado é necessária o posicionamento positivo de ao menos 28 países do bloco europeu. O acordo entre a União Europeia e o Mercosul prevê a implementação efetiva do Acordo de Paris que aborda questões climáticas como o combate ao desmatamento.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião