Mercosul: Países do bloco assinam sete acordos em dois dias

Os países que compõem o bloco do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) fecharam sete acordos em dois dias de cúpula. O procedimento foi realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e terminou na última quinta-feira (5).

Dois acordo chamaram a atenção entre os sete assinados na cúpula realizada pelo Mercosul nesta semana. O do livre-comércio no setor automotivo com o Paraguai e outras duas medidas que visam simplificar o dia a dia de quem vive na fronteira. Dessas medidas, uma delas trata da cooperação policial nessas áreas e a outra proporciona comodidade para os moradores de cidades gêmeas em fronteira para acesso a serviços públicos, transporte de mercadorias de subsistência e livre circulação de pessoas e automóveis.

O bloco de países da América do Sul também informou que utilizará um reconhecimento recíproco de assinaturas digitais, que tem como objetivo fazer com que a pessoa que a pessoa seja reconhecida em todos países do bloco para conferir transações financeiras, validade jurídica em contratos e notas fiscais eletrônicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Um documento divulgado pelo Mercosul ainda destaca um acordo de facilitação de comércio. “Potencializará os benefícios da ausência de barreiras tarifárias no comércio intrazona. Eliminará taxas praticadas pelos sócios do Mercosul que são percebidas pelo setor privado brasileiro como importantes obstáculos ao comércio no bloco”, informa o documento divulgado.

Veja também: ‘Tudo pode acontecer’, diz Bolsonaro sobre a saída do Brasil do Mercosul

O documento divulgado pelo Mercosul nesta quinta também diz que bloco tem interesse em dialogar com a Índia para aumentar o acordo de preferências tarifárias e aprofundar o acordo de livre-comércio com Israel. De acordo com o texto, o bloco já tem conversas com Vietnã e Indonésia em andamento para um possível acordo de comércio. Ademais, tenta iniciar diálogo com o Japão para o mesmo negócio.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião