Mercosul busca novos países para fazer acordos; europeus estão no radar

O Mercosul anunciou há menos de um mês o acordo de livre-comércio com a União Europeia. Agora, o bloco pretende criar novos elos com países de várias partes do mundo. Dessa forma, há desde asiáticos até europeus. Os países europeus da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) estão na mira do bloco.

Os países que compõem o EFTA são:

  • Islândia
  • Noruega
  • Suíça
  • Liechtenstein

Na última segunda-feira (15), durante uma coletiva de imprensa, membros do Mercosul afirmaram que querem fechar este acordo no próximo mês. A afirmação foi feita no decorrer da reunião feita por representantes de: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Confiram também: Ministro italiano da agricultura diz ser contra acordo com Mercosul 

Além disso, um integrante do governo argentino assegurou que há uma conversa avançada com o Canadá para um possível tratado. As informação é de Horácio Reyser, secretário de relações econômicas internacionais da Argentina.

De acordo com o secretário argentino, o tratado deve ser feito com o Canadá no início do ano que vem. Entretanto, há outro acordo sendo negociado. Coreia do Sul e Cingapura estão no radar dos sul-americanos.

O representante do Brasil na cúpula do Mercosul, Pedro Miguel da Costa e Silva, afirma que os tratados não são tão simples quanto parecem. “São acordos que tratam de todos os temas. Não é só tarifa, não é só setor de serviço ou de compras governamentais. São acordos de última geração.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Importante no acordo entre os sul-americanos e União Europeia, o coordenador brasileiro no Mercosul falou sobre o fato de o setor da agricultura dos outros países ser protegido. “Então, da mesma forma que os últimos temas a serem negociados com os europeus foram os agrícolas, esses temas também são sensíveis nos mercados da Suíça e da Noruega”, atestou.

Setor agrícola no acordo UE-Mercosul

Na última segunda-feira (15), o comissário de Agricultura da União Europeia, Phil Hogan, afirmou que os países do Mercosul vão respeitar as regras alimentares do bloco europeu.

Hogan disse que os sul-americanos não irão exportar nenhum produto que não estejam de acordo com os padrões da UE. “Garantimos que não teremos nenhum produto entrando na União Europeia vindo dos países do Mercosul que não cumpram os padrões alimentares da UE, bem como a ambição climática e ambiental”, declarou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião