Mercosul estuda adotar moeda comum entre países

Durante a Cúpula do Mercosul, realizada nesta quarta-feira (17), o ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne, disse que as nações do bloco sul-americano estão trabalhando juntas. Dessa forma, o intuito é saber o que precisa ser feito para adotar uma moeda comum entre os países.

Nicolás Dujovne reforçou a ideia da criação de uma moeda única. “Vamos fazer um trabalho nos países do Mercosul sobre as vantagens potenciais de uma moeda comum”, disse o ministro argentino. A afirmativa foi feita após a reunião com líderes do bloco sul-americano.

Na última terça-feira (16), Paulo Guedes, ministro brasileiro da Economia, disse que a implantação do “peso real” ainda é algo distante para o governo brasileiro.

Após chegar na reunião dos países integrantes do Mercosul, Guedes deu uma nova declaração sobre a criação de uma moeda. “Foi uma conversa em que estávamos falando de um horizonte no qual desembocaríamos depois de uma integração econômica”, disse.

Confira também: Disputas comerciais desaceleram comércio global, segundo FMI 

Em junho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro mostrou um certo apoio à ideia da criação de uma moeda única para os países do Mercosul. Sendo assim, a declaração foi dada após visitar Mauricio Macri, presidente da Argentina.

“Paulo Guedes nada mais fez do que dar um primeiro passo no sonho de ter uma moeda única na região do Mercosul, o peso real. Como aconteceu com o euro lá atrás, pode acontecer com o peso real aqui, pode”, afirmou o presidente.

Ademais, o dia também marcou a primeira participação do presidente Jair Bolsonaro em uma reunião do bloco. Essa é também a primeira reunião do grupo desde o comunicado do tratado de livre-comércio com a UE.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Guedes diz que moeda única pode ajudar Argentina

Guedes disse, na última terça, que uma moeda única no Mercosul poderia ser favorável aos argentinos. “Como a Argentina está com uma inflação um pouco alta, essa convergência para uma moeda comum poderia ser mais oportuna para tentar acelerar uma movimentação desse tipo”, finalizou o ministro da Economia.

 

 

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião